quinta-feira, 23 de março de 2017

CARRO DE BOI, RELÍQUIA DO BRASIL

CARRO DE BOI, RELÍQUIA DO BRASIL (III) (Seriado em três crônicas) Clerisvaldo B. Chagas, 23 de março de 2017 Escritor Símbolo de Sertão Alagoano Crônica 1.650 Como foi prometido, apresentaremos abaixo as peças do carro de boi, a serventia e o tipo de madeira de cada peça por ordem alfabética. Mostraremos também os seus acessórios. Para que a crônica não fique muito comprida, amanhã complementaremos o trabalho com mais uma seção (IV) sobre os arreios dos bois, os utensílios do carreiro e a tolda. PEÇAS DO CARRO DE BOI – ORDEM ALFABÉTICA 1. Cabeçalho (de aroeira) – Parte de madeira quadrada e longa do carro que fica entre os bois traseiros para ser puxados por eles. 2. Cantadeiras (de craibeira) – Duas partes do eixo, mais escavadas, que ficam abaixo das chedas. Uma em cada extremidade do eixo. O contato das cantadeiras com os cocões produz o chiado característico, o cantar do carro de boi. 3. Chedas (de baraúna) – São partes laterais da mesa do carro, no leito, onde se tem encaixes dos fueiros. 4. Cocões (de bom nome) – Cada uma das peças de madeira na qual faz girar o eixo do carro de boi. Espécie de presilha. Ficam por baixo das chedas. Duas de cada lado do eixo. 5. Costelas – Encaixes das partes da roda, três pranchas que formam a roda. Em outros lugares: cambota. 6. Cunha – Para as cabeças do eixo. 7. Eixo (de baraúna de charco) – peça que faz a roda girar. (Baraúna de areia não é boa). Ou de angico ou de aroeira bem madura, cantam bem. 8. Ferro (ferrar o carro); da mesa: vergalhão para amarrar as tábuas da mesa. 9. Forras ou Rieiras (de Craibeira) – (certo: rilheira). Outros lugares: Arreia: suportes que atravessam transversalmente o cabeçalho, sobre os quais se apoiam as tábuas da mesa. 10. Fueiros (de pereiro) Várias peças, cacetes, roliços e brutos que prendem a carga ao carro. 11. Mesa (de craibeira) – Superfície onde se coloca a carga. 12. Palmatória. São as duas partes da frente da mesa, uma a cada lado do cabeçalho. O carreiro costuma guiar os bois, sentado na palmatória, às vezes. 13. Repuxo – Espécie de reforço raiado para reforçar a roda. 14. Requevém – São dois. Saliências na traseira da mesa. 15. Rodas (de craibeira). Outros lugares: de jacarandá. Colocadas internamente nas pranchas por furos retangulares, estas fixadas por grampos e chapas de ferro. A circunferência é coberta com chapa de aço fixada à madeira com grampos de aço cuja forma arredondada deixa um rastro característico. Observação: Tamanho do carro de boi: 12 palmos de comprimento; 06 palmos de largura; 06 palmos de roda. Outros tamanhos. ACESSÓRIOS DO CARRO DE BOI 1. Azeite (de mamona) – Para azeitar o eixo, as cantadeiras. 2. Isope (hissope) – Chumaço num cambito para azeitar o eixo. 3. Ponta – Que, pendurada ao fueiro traseiro por uma correia serve de depósito para conduzir o azeite e o hissope. • Continua amanhã.
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