terça-feira, 28 de março de 2017

VOA SABIÁ



VOA SABIÁ
Clerisvaldo B. Chagas, 29 de março de 2017
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
“Crônica” 1.654

SABIÁ. Ilustração (Alberto Vilas).
Vamos brindar os leitores com o mais recente gênero introduzido na Cantoria de Viola Nordestina: Voa Sabiá. Após cada estrofe improvisada de oito linhas (oito versos) por um dos cantadores, ambos cantam juntos o refrão: Voa sabiá/do galho da laranjeira/que a bala da baladeira/vem zoando pelo ar. Esse gênero veio animar muito as pelejas, o povo se balança com a melodia e canta o refrão com os cantadores. Improvisando:

Lá na fazenda
Logo cedo da manhã
Passa alegre a jaçanã
O azulão vem cantar
O Bem-te-vi
Sempre considerarei
Mas o sabiá é rei
Ninguém pode lhe açoitar

Voa sabiá
Do galho da laranjeira
Que a bala da baladeira
Vem zoando pelo ar
(Bis)

O meu amor
Vem esquentar minha cama
O perfume se derrama
Na penumbra do lugar
A madrugada
Corre nos becos da rua
Eu despido e ela nua
Deixo o amor dominar

Voa sabiá
Do galho da laranjeira
Que a bala da baladeira
Vem zoando pelo ar
(Bis)

No meu sertão
A seca acaba com tudo
Deixa o vaqueiro mudo
Só a sede pra matar
O gado berra
Com fome detrás do morro
Os latidos do cachorro
Fazem seu dono chorar

Voa sabiá
Do galho da laranjeira
Que a bala da baladeira
Vem zoando pelo ar
(Bis)

O Brasil joga
Vamos ver um grande embate
Deus me livre de empate
Deixe meu Brasil jogar
Vou ver o jogo
Hoje Paraguai apanha
Com inteligência e manha
Dos golaços de Neymar

Voa sabiá
Do galho da laranjeira
Que a bala da baladeira
Vem zoando pelo ar
(Bis).














Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2017/03/voa-sabia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário