quarta-feira, 3 de maio de 2017

VEM CHEGANDO A FRIEZA



VEM CHEGANDO A FRIEZA
Clerisvaldo B. Chagas, 03 de maio de 2017
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica 1.668

Para a Região Norte, friagem; para nós, frieza. A frieza é uma consequência das massas de ar que entram no Brasil vindas do sul do continente. Penetram no País através do Rio Grande do Sul e vão subindo dividindo-se em duas frentes. Uma vai para a Amazônia seguindo pelo oeste, a outra chega a Sergipe, Alagoas, Pernambuco percorrendo o leste e trazendo umidade. Com essas frentes e mais as chuvas locais tangidas do Atlântico, Alagoas vai se beneficiando. As chuvas trazidas do Atlântico vão se derramando sobre a capital, Zona da Mata e agreste até chegar ao sertão com o que sobra do percurso.
O mês de maio iniciou bem quando choveu uma noite inteira e a metade do outro dia, deixando o sertanejo eufórico na perspectiva de bom inverno. Afinal, a longa estiagem dos seis anos que parece cansada, pode ser morta a pauladas com novas esperanças nos pluviômetros. Mandacaru florou, as formigas deixaram as parte baixas, o joão-de-barro fez o ninho com entrada para o poente, o Ipanema apresentou água... Como então o inverno não chegaria?
No Sertão começa a escorregar da Natura uma friezinha tipicamente conhecida, aquela que incentiva às buscas pelos casacos mais leves que hibernam. Mas também, montada na mudança de tempo, chegam as doenças respiratória leves e pesadas que preenchem os posto de saúde.
Como ainda estamos no início da estação chuvosa, quando o tempo nublado se afasta entra um céu sem nuvem bem azul e um Sol rachador que bota para correr. Na volta da chuva e da frieza, porém, ainda se houve o grito: “Corre Maria, pega o meu casaco!”.
A caatinga volta a ficar verde, o fazendeiro tira a rede do alpendre, os pássaros grasnam com alegria doida e nós vamos pedindo café com leite e queijo agradecendo a Deus no pensamento.
Quando chega noite alta fica bem gostoso captar a dança da chuva no telhado identificando um ou outro ruído dos bichos noturnos.


Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2017/05/vem-chegando-frieza.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário