quarta-feira, 23 de março de 2022

 

É SERVIDO?

Clerisvaldo B. Chagas, 24 de março de 2022

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2678


 

O serviço de ordenha no Sertão ainda obedece ao ritual dos nossos antepassados, de modo geral. Algumas fazendas se modernizaram, porém, o pequeno produtor continua no antigo sacrifício e romantismo repaginando. O empregado, vaqueiro, morador ou o próprio dono da fazenda, levanta-se ainda com o escuro para se dirigir ao curral. Caso seja tempo de chuvas, o sacrifício dobra dentro do lamaçal com esterco. Seu equipamento é um banquinho ou tamborete, um pedaço de corda, um balde curto e um balde grande. Amarra as patas traseiras da rês, puxa nas tetas com técnica, enche o balde curto e vai despejando no balde maior. Quase sempre fica à frente das patas traseiras. A corda evita surpresas e a posição também, embora já tenhamos visto mulheres estrangeiras ordenhando por trás da vaca.

O chamado tirador de leite profissional, tem que ser bom na munheca para dá conta de dezenas de vacas. É um empregado diferenciado e que sabe todos os truques da vaca em lactação. Outra coisa que sabemos é que tudo é leite das vacas que comem no mesmo pasto, usam da mesma ração, bebem da mesma água, mas algumas têm o leite muito mais saboroso dos que as suas parceiras de cercado. Esse tema faz lembrar uma página do livro “Lampião em Alagoas”, quando numa certa manhã, já no claro do dia, passa o bando de Corisco e Dadá e vê minha tia Doroteia, ordenhando, sentada no banquinho e saia rodada. O chefe do bando passa direto sem mexer com ninguém, aponta para Doroteia e diz: “Veja ali aquela dona, parece uma princesa!”.

Quando íamos ao curral de ordenha, levávamos sempre os nossos copos para a bebericagem do leite quentinho do peito da vaca. Uma delícia e que nada acontecia aos outros, mas a mim a diarreia era certeira após alguns poucos minutos. Mas é muito bom quando o vaqueiro diz: “Vou arranjar o leite mais saboroso de todos para você”, aponta com o dedo e diz o nome da vaca. E para quem é da capital e pensa que leite verdadeiro vem da caixinha, precisa visitar um curral de gado bem sertanejo na hora da ordenha. Faça como nós. Veja o leite espumante, quentinho na hora...

Você também pode levar um tamborete e aguardar a sua vez, sentado.

Hummm!... Uma delícia!...

É servido?

FAZENDA (FOTO: PINTEREST)

 

 

 


Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2022/03/eservido-clerisvaldob.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário