segunda-feira, 28 de março de 2022

 

MANDIOCA

Clerisvaldo B. Chagas, 29 de março de 2022

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.681


 

Passeando pelos campos encontramos uma pequena roça de mandioca, o que indica persistência de certo agricultor. Para quem aprecia a zona rural, a paisagem de um roçado qualquer é sempre gratificante, porém, existem muitas coisas de ordem pessoal no olhar. Não deixamos de registrar as roças que chamam mais atenção pela beleza das plantas em estágio avançado. Ver uma roça de milho bonecando faz parte da beleza exuberante da planta. Uma roça de milho é belíssima, com seus frutos ou mesmo ainda sem eles, foi o que sempre acusou o nosso olhar durante tanto tempo de vida sertaneja. Outro plantio que sempre nos chamou a atenção também pela beleza e elegância, foi o pé de mandioca.  Sua folhagem completamente diferente, rendada, é de uma beleza única nos roçados.

 Realça a elegância da planta, o espaçamento dirigido pelo agricultor e a limpeza da roça em questão. Você contempla ao mesmo tempo a planta e a terra trabalhada. E por ser um plantio de baixo porte, dá para vê muito bem a Natureza e a interferência do homem. Em nossa opinião, nem uma roça “plantation” de algodão supera a planta ajardinada da mandioca. Esse produto sempre fez parte do tripé da agricultura de roça do sertão: feijão, milho e mandioca. Sempre foi a tradição sertaneja e que vem rareando sua existência e crescendo esse mesmo cultivo na região de Agreste. Lembra-me que quando os incentivos governamentais chegaram ao sertão com as construções de modernas casas-de-farinha, houve a coincidência de queda gradativa desse produto;

Nem toda terra serve para o cultivo da mandioca. Talvez tenha sido isso que influenciou no desestímulo ou até mesmo o preço não compensativo. Mas, falar da mandioca em geral é entrar numa vasta literatura de páginas sem fim. Seu histórico, seus benefícios para a saúde, sua diversidade na indústria e sua aceitação em todos os recantos do País. Ainda tem a parte chula dos engraçadinhos de plantão. Entretanto, queríamos apenas expressar a beleza da planta que infelizmente não serve para jardim doméstico, embora seja ajardinada. De qualquer maneira afastamos o estresse citadino do cotidiano e voltamos de pulmões limpos e leveza na alma, após cenário verde e calmante do campo.

Os indígenas estavam certos.

MANDIOCAL (FOTO G1).

 


Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2022/03/mandioca-clerisvaldob.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário