domingo, 7 de agosto de 2022

 

ALAGOAS

Clerisvaldo B. Chagas, 8 de agosto de 2022

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.747

 

“O vento, a chuva, as águas correntes e as ondas do mar promovem a desagregação das rochas pelo atrito ou pelos embates dessas forças em movimento. Além de contribuir para uma lenta destruição do relevo, como um abrandamento nas formas eriçadas, tais agentes mecânicos realizam transporte dos detritos para depositá-los adiante, em distâncias variáveis.

Chama-se Corrosão ou erosão eólica, aquelas realizadas pelos ventos.  Abrasão ou erosão marinha é produzida pelo mar. A erosão pluvial, é a das chuvas, fluvial a dos rios e glacial a dos gelos em movimento”. Inúmeras dessas ações naturais desenham os bastidores do litoral alagoano.  Seja no litoral norte ou no litoral sul do estado, a beleza está presente e classifica nossas praias entre as mais magníficas do mundo.

Os variados tipos de formações do litoral alagoano entram numa disputa típica dos humanos em que se pergunta: “qual a praia mais bonita de Alagoas?” Você sabe responder? Quem responde àquela indagação por certo tem a sua preferência baseada nas erosões, na sedimentação ou outros fenômenos que moldam a paisagem justamente como o usuário deseja. Praias com falésias, praias com arrecifes, praias com lagoas, com formações de dunas, com atóis, com restingas, com ilhas grandes ou pequenas... Onde está a formação almejada, encontra-se a praia mais bonita do estado. São justamente essas variadíssimas formações que se apresentam em nossa costa (menos a erosão glacial) que transportam Alagoas para o topo da beleza litorânea quase surrealista.

Uma praia rebaixada e arenosa sem nenhum outro acidente físico à vista, apenas areia e água, pode também ter seus encantos pelas águas límpidas, pelo fraco movimento das ondas, assim como as praias de Paripueira. Mas, visitar apenas uma praia de Alagoas é até um privilégio frustrante se pensarmos que falta conhecer 250 Km de outras praias do estado. Os diversos desenhos naturais do litoral alagoano são tão incríveis que muitos consideram um ESPANTO de tanta beleza. Estamos mostrando um roteiro a um amigo que almeja se aventurar por esse litoral no início da primavera. Boa viagem companheiro, pelo “Paraíso das Águas”.

Alagoas, estrela radiosa.

 PRAIA ALAGOANA (FOTO: ASSESSORITO VIAGENS)

 

 


Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2022/08/alagoas-c-lerisvaldob.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário