quinta-feira, 29 de dezembro de 2022

 

SOB O CÉU AZUL DA SEMENTEIRA

Clerisvaldo B. Chagas, 30 de dezembro de 2022

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 2.822



 

Dia 28 de céu azul, limpo, maravilhoso e sol moderado, excelente para um passeio nos campos. Foi nesse tempo em que deixamos a cidade em busca da zona rural. Mato chovido e campos verdes, perfume da mata nas narinas ansiosas e árvores frutíferas por toda parte, íamos em direção ao sítio Sementeira localizar uma devota do padre Cícero Romão. Conseguimos o primeiro objetivo e fomos recebidos com intensa alegria e gentilezas, até conseguirmos da senhora procurada, um leque de depoimentos de graças obtidas por ela. A devota contava graças alcançadas, se emocionava, chorava e interrompia o diálogo, por minutos... Isso também fazia emocionar seus entrevistadores. Ao fim de uma longa conversa todos estávamos felizes, radiante com tudo que estava acontecendo.

Com mais duas graças alcançadas, catalogamos com numeração, título e foto, avançando assim em nossa proposta inicial, contínua e imutável. Passamos em mais da metade do livro que está sendo arquitetado “100 Milagres Nordestinos”, inéditos. Estamos bem próximo dos ¾ dos testemunhos propostos e ainda falta visitarmos a Associação de Romeiros da cidade de Ouro Branco, cujos associados vão a pé a Juazeiro todos os anos. Entretanto, ainda nos falta também uma visita a um sítio rural distante de Santana e ouvir um grande empresário santanense que também sempre está indo a pé a Juazeiro. Estamos prevendo que o livro estará encerrado antes da grande festa da pedra do Padre Cícero, dia 20 de julho, onde o livro será distribuído gratuitamente aos devotos em geral, aos depoentes dos milagres e ainda o envio do livro à Diocese do Crato, Ceará.

Como é prazeroso pesquisar! Pesquisar qualquer coisa a que você se propôs; e quando as descobertas são realizadas ao vivo na zona rural o prazer se apresenta dobrado. Mas é bom saber que são importantes o amor ao que se faz, paciência, algumas condições financeiras e de transportes, claro, além do tempo disponível. Mas como advertimos outra vezes, pesquisar é como pescar ou caçar. Dia não se pega peixe, é o dia do peixe. Dia você retorna abarrotado da sua pesca. Porém, não deveremos apenas confiar na sorte, mas sim, planejar o mínimo para o êxito que vai coroar o seu dia.  

Esquecemos de pedir autorização sobre divulgar o nome do nosso parceiro na Sementeira que estava com esposa e filho naquela empreitada.

ESTÁTUA AO PADRE CÍCERO DIANTE DA SUA IGREJINHA NO BAIRRO LAJEIRO GRANDE. (FOTO: B. CHAGAS).


Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2022/12/sob-o-ceu-azul-da-sementeira.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário