segunda-feira, 26 de agosto de 2024

 

 

OS BECOS DE SANTANA

Clerisvaldo B. Chagas, 27 de agosto de 2024

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 3.094

 



Beco é uma via que geralmente liga uma rua a outra. Em Maceió, talvez, o beco mais famoso entre centenas e centena deles, seja o Beco do Moeda. O Beco do Moeda liga à Rua do Sol a Rua do Comércio. É muito movimentado não tão grande, repleto de casas comerciais diversas e mais populares. Em Santana do Ipanema o beco mais famoso de todos, é o Beco de São Sebastião, que liga o Comércio à Rua Prof. Enéas. Uma tradição de mais de cem anos. Na esquina, a igreja de São Sebastião construída particularmente em torno de 1915. Porém, talvez estejam entre os cinco mais famosos do passado: o Beco de Maria Zuza, o Beco de Seu Felisdoro, o Beco da Salgadeira, o Beco de Seu Cirilo. Nenhum com atividade comercial, apenas passagens sofridas entre ruas. Um beco defronte ao outro, quase em linha reta.

O Beco de Maria Zuza, ligava a rua, hoje por trás da Câmara, à Rua Benedito Melo (Rua Nova. Barro vermelho e uma vala no meio que tínhamos que saltá-la. A denominação do beco vem de uma comerciante que morava na esquina da Rua Nova chamada Maria Zuza. O beco de Seu Felisdoro ligava a Rua Nova à Rua Antônio Tavares. Solo de terra, desgastado e com urtigas e cardinhos nos pés dos muros. Ao longo do beco, dois ou três quartinhos humildes de aluguel. Assim chamado por causa do bodegueiro de esquina na Rua nova chamado Seu Felisdoro. O Beco da Salgadeira, ligava a Rua Antônio Tavares à Rua Prof. Enéas (Rua de Zé Quirino). Na esquina, a Salgadeira, fábrica de carne de sol do senhor Otávio Magro. A partir da parte de trás da Salgadeira, muito lixo até a rua de baixo, jogado pelo povo.

O Beco de Seu Cirilo, ia da Rua Prof.  Enéas até o rio Ipanema, Ladeado de aveloz (labirinto) e muito mato. O nome vem do morador da esquina, almocreve Seu Cirilo (o último de Santana).

Não importa se o beco tem ou não casas comercias. Beco é beco, necessário em todas as cidades e povoados do mundo. Encurta distâncias, facilita a comunicação e o trânsito. Funciona como uma válvula de escape para as grandes metrópoles. Infelizmente eles são apontados como os párias das ruas. Todas as pessoas lembram de seu beco predileto. Qual é o seu?

BECO DE SÃO SEBASTIÃO (FOTO B. CHAGAS/LIVRO 230 ICONOGRÁFICO AOS 230 ANOS DE SANTANA DO IPANEMA).

 

 


Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2024/08/os-becos-de-santana-clerisvaldo-b.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário