quarta-feira, 7 de agosto de 2024

 

MEU EX-ALUNO

Clerisvaldo B. Chagas, 8 de agosto de 2024

Escritor Símbolo do Sertão alagoano

Crônica: 3.084



 

Fez-me um bem radiante em ter recebido a visita de um ex-aluno de Geografia, já nesse estágio da vida. Formado atualmente em Agronomia, meu antigo aluno chegou à minha casa com um sonho e um projeto sob o braço: Ajudar o Nordeste o Brasil e o mundo com recuperações de nascentes, de terras degradadas, plantio de árvores ciliares e nas propriedades rurais de caatinga já devastada. Era grande o seu entusiasmo e maior a sua humildade no reconhecimento a este professor, com o convite quase imperioso de comando para o seu projeto que já se encontra em partes bem começadas. Filho do campo, raízes no Poço das Trincheiras, uniu a prática da agropecuária com a Geografia, com a Universidade e, armado da coragem e acreditando em si, faz o diferencial entre os que só pensam no próprio destino e as lideranças que primeiro pensam na região, na pátria, no planeta como um todo.

O bioma caatinga é um dos mais castigados do país. Até há pouco anos, além do desmatamento natural de agricultores, criadores e inúmeras outras profissões, ainda recebeu incentivo do governo para desmatamento, aproximadamente nos anos 60. O exemplo de seu pai desmatando para plantar palma forrageira, foi o mesmo exemplo do meu, desmatando para plantar pasto para o gado. Quantos filhos de agricultores, pensam atualmente diferente dos seus pais sobre a Natureza! Isso graças aos bancos escolares desde àquela escolinha da ponta de rua até as melhores universidades. Retornam agora ao campo cheios de conhecimentos novos e de respeito ao meio ambiente, fazendo justamente o percurso contrário aos dos seus pais. Sim, isso é evolução, ainda que seja tardia.

O tempo perdido, entretanto, pode até ser ignorado no uso de tantos conhecimentos e tecnologias que estão alavancando o mundo. Mas voltando ao meu ex-aluno, não pude conter a gargalhada quando ele me disse: “ Professor, não é preciso o senhor estar comigo no campo da luta.  Basta o senhor me orientar e me dar apoio moral. Fica aqui de casa mesmo só dando as ordens como os antigos coronéis do sertão”. Ah... Caro colega professor aposentado, quantos dos milhares de alunos que passaram por nossas mãos, chegam para nos visitar?

É... Mas o Mestre dos mestres nos visita todos os santos Dias.

 


Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2024/08/meu-ex-aluno-clerisvaldo-b.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário