sexta-feira, 28 de setembro de 2018

CAMINHADAS PERIGOSAS



CAMINHADAS PERIGOSAS
Clerisvaldo B. Chagas, 28 de setembro de 2018
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 1.988
BARRAGEM - MARACANÃ. (FOTO: ARQUIVO B. CHAGAS

Muitas construções feitas deixam para depois, consertos que se perpetuam. Encerrando a semana com Santana do Ipanema, mais uma vez, deixamos a onda das eleições passar. Voltamos a parabenizar a Prefeitura e outros órgãos responsáveis pelo embelezamento e mais segurança do trecho da BR-316, Caixa Econômica – Maracanã, a que chamo de Via-Expressa. A sinalização da pista com “olho de gato” deixou o trecho parecendo uma cidade particular de tão iluminado. Agora a novidade foi à continuação do benefício Maracanã – Barragem com um visual maravilhoso, principalmente à noite. O canteiro central do posteamento, foi alteado, recebeu grama e irrigação por gotejamento. Os postes foram pintados e talvez a pintura se estenda até o novo canteiro.
A entrada de Santana do Ipanema, agora, de quem vem do oeste, Alto Sertão, impressiona com o que foi transformado, dignificando a Rainha. Entretanto, o perigo contra os pedestres continua porque a população caminha pela pista intensamente movimentada. Defeito do início. De um lado, as calçadas irregulares não permitem o movimento. Do outro, a vala que separa a pista do casario, muito pior. Agora a população resolveu fazer caminhadas no trecho Maracanã – Barragem. Pela manhã e a noitinha acontece na mesma pista uma mistura de veículos leves e pesados, carroças, motos e gente onde o lusco-fusco é poderoso inimigo dos condutores.
Somente um trabalho de engenharia pode corrigir esse erro antigo que não pensou no ser humano e privilegiou o veículo. Por outro lado, a cidade ainda não dispõe de um parque de caminhada. Não seria o momento de até mesmo um empreendimento particular? A beleza atual da pista poderá se transformar em tragédia, ceifando muitas vidas.  
Voltaremos a outros temas regionais e mundiais nos próximos trabalhos. Vamos aproveitando esse final de setembro como um mês muito proveitoso para Santana do Ipanema.
CONTRA O COISO.

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quarta-feira, 26 de setembro de 2018

MAIS UM OLHAR GEOGRÁFICO SOBRE SANTANA


MAIS UM OLHAR GEOGRÁFICO SOBRE SANTANA
Clerisvaldo B. Chagas, 27 de setembro de 2018
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 1.987

CENTRO DE SANTANA. (FOTO: B. CHAGAS).
Já falei outras vezes do primeiro comércio de Santana, da formação do segundo comércio, do terceiro, do embrião do quarto e agora do quinto comércio, assim como nos bairros da capital. O primeiro é o tradicional do Centro que se expandiu até a região da UNEAL. O segundo comércio é o da Rua Pedro Brandão com ápice no Largo do Maracanã. Este se formou independente do primeiro e por falta de espaço. Teve como núcleo o Largo do Maracanã e cresceu pela Pedro Brandão nos dois sentidos. O terceiro comércio teve início na entrada do Bairro Domingos Acácio, após a construção da ponte sobre o rio Ipanema. O embrião do quarto comércio iniciou com a construção do Hospital da Cajarana e do Campus Ufal. Como este vem descendo pela Rua Abdias Teodósio, a tendência daqui a cinco anos ou menos é a interligação com o terceiro, formando um só.
O segundo comércio iniciou a subida pela Rua Santa Sofia. Acontece, porém, que um quinto comércio independente está se formando desde a esquina da Escola Santa Sofia. Desce pela Avenida da COHAB Nova e vai fazer um “L” para a esquerda no final. Mais parece o Jacintinho de Maceió. A tendência é em pouco tempo a interligação entre o quinto e o segundo comércio, este já interligado ao primeiro pela Ponte Cônego Bulhões.
Resumindo: estamos falando didaticamente dos vários comércios que em breve será um só e quem não estudou o tema, não saberá mais como tudo começou.  Santana do Ipanema terá uma área comercial interligada do Centro região da UNEAL (já consolidada); do Centro ao Hospital da Cajarana (acontecendo); do Centro ao final da CONHB Nova. Serão, aproximadamente, 8 km de área comercial contínua.
Quem não presta atenção no desenvolvimento urbano, geralmente não tem interesse no tema. Uma das várias causas dessa expansão comercial, sem dúvida alguma, foram os loteamentos do entorno, que antes era uma camisa de força contra o progresso. Solto o cabresto, a cidade procura o seu destino de Capital do Sertão.
A cidade ainda não dispõe de coletivos, o que faz sacrificar os comerciários que moram mais distantes do núcleo. Tudo ainda é na base do moto táxi ou do táxi.

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