quarta-feira, 26 de setembro de 2018

MAIS UM OLHAR GEOGRÁFICO SOBRE SANTANA


MAIS UM OLHAR GEOGRÁFICO SOBRE SANTANA
Clerisvaldo B. Chagas, 27 de setembro de 2018
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 1.987

CENTRO DE SANTANA. (FOTO: B. CHAGAS).
Já falei outras vezes do primeiro comércio de Santana, da formação do segundo comércio, do terceiro, do embrião do quarto e agora do quinto comércio, assim como nos bairros da capital. O primeiro é o tradicional do Centro que se expandiu até a região da UNEAL. O segundo comércio é o da Rua Pedro Brandão com ápice no Largo do Maracanã. Este se formou independente do primeiro e por falta de espaço. Teve como núcleo o Largo do Maracanã e cresceu pela Pedro Brandão nos dois sentidos. O terceiro comércio teve início na entrada do Bairro Domingos Acácio, após a construção da ponte sobre o rio Ipanema. O embrião do quarto comércio iniciou com a construção do Hospital da Cajarana e do Campus Ufal. Como este vem descendo pela Rua Abdias Teodósio, a tendência daqui a cinco anos ou menos é a interligação com o terceiro, formando um só.
O segundo comércio iniciou a subida pela Rua Santa Sofia. Acontece, porém, que um quinto comércio independente está se formando desde a esquina da Escola Santa Sofia. Desce pela Avenida da COHAB Nova e vai fazer um “L” para a esquerda no final. Mais parece o Jacintinho de Maceió. A tendência é em pouco tempo a interligação entre o quinto e o segundo comércio, este já interligado ao primeiro pela Ponte Cônego Bulhões.
Resumindo: estamos falando didaticamente dos vários comércios que em breve será um só e quem não estudou o tema, não saberá mais como tudo começou.  Santana do Ipanema terá uma área comercial interligada do Centro região da UNEAL (já consolidada); do Centro ao Hospital da Cajarana (acontecendo); do Centro ao final da CONHB Nova. Serão, aproximadamente, 8 km de área comercial contínua.
Quem não presta atenção no desenvolvimento urbano, geralmente não tem interesse no tema. Uma das várias causas dessa expansão comercial, sem dúvida alguma, foram os loteamentos do entorno, que antes era uma camisa de força contra o progresso. Solto o cabresto, a cidade procura o seu destino de Capital do Sertão.
A cidade ainda não dispõe de coletivos, o que faz sacrificar os comerciários que moram mais distantes do núcleo. Tudo ainda é na base do moto táxi ou do táxi.

Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2018/09/mais-um-olhar-geografico-sobre-santana.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário