segunda-feira, 24 de setembro de 2018

AS BIBLIOTECAS





AS BIBLIOTECAS
Clerisvaldo B. Chagas, 25 de setembro de 2018
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 1.985
INTERIOR DA BIBLIOTECA DE SANTANA. (FOTO: B. CHAGAS).

Li a reportagem sobre a Biblioteca Graciliano Ramos, do Centro de Maceió. Fiquei surpreso apenas sobre o empréstimo de livros que veio a ser implementado há pouco tempo. Posso dizer que algumas vezes utilizei aquela casa de cultura como fonte de pesquisas, notadamente nos tempos de Ensino Médio no Colégio Guido de Fontgalland e no Moreira e Silva, no CEPA. Admirava bastante o silêncio no comportamento das pessoas e a gentileza da bibliotecária. Nem parecia, pela quietude, que estávamos em pleno Centro Comercial de Maceió. Foi ali no Comércio que houve o grande movimento literário do Nordeste, com ilustres escritores alagoanos e de fora do estado.
Mas em Santana do Ipanema, quando a nossa biblioteca funcionava também no Comércio, já se emprestavam livros. O seu ambiente nunca deveu nada a nenhuma outra biblioteca do País. A arrumação, a limpeza, a catalogação, o silêncio, as orientações e a delicadeza da bibliotecária Nilza Marques, estimulavam os jovens à leitura. Cada frequentador tinha o direito de levar um livro emprestado durante quinze dias e trocá-lo tantas vezes fosse necessário. Bastava assinar uma ficha. Havia livros de autores famosos do mundo inteiro, franceses, americanos, russos e alemães, como exemplos. Foi ali que me tornei máquina de leitura. A gentileza, educação e paciência da bibliotecária foram importantes nessa fase. Estamos falando, aproximadamente dos anos 1960.
A Biblioteca Pública de Santana do Ipanema foi fundada no dia 4.10.  1948 (para o mês aniversaria com 70 anos) pelo, então, prefeito eleito Coronel José Lucena de Albuquerque Maranhão. Funcionou primeiro na prefeitura, em três lugares do Centro Comercial e no primeiro andar da CARSIL. Atualmente se encontra na Casa da Cultura, climatizada e com tratamento vip. Não me informei se ainda continua emprestando livros. Diante de ferramenta tão importante para a formação cultural, opino que deveria haver pelo menos uma unidade pública em cada bairro de todas as cidades do Brasil. Atualmente as bibliotecas prestam inúmeros serviços no seu campo, trazendo a modernidade.
Sucesso para os que estão iniciando agora suas pesquisas e vida literária!
“Quem ler sabe mais”.


Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2018/09/as-bibliotecas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário