domingo, 30 de setembro de 2018

FREI DAMIÃO NA BOEMIA


FREI DAMIÃO NA BOEMIA
Clerisvaldo B. Chagas, 10 de setembro de 2018
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 1.899

PRAÇA FREI DAMIÃO. (FOTO DE ARQUIVO B. CHAGAS).
Há muito, fora da vida boêmia, fomos a um tour durante a noite, em Santana do Ipanema. Apreciamos o movimento popular ímpar na Praça Frei Damião. Construída no Bairro Camoxinga, congrega três Ruas, a saber: Delmiro Gouveia, Maria Gaia e Manoel Medeiros. No entorno está uma Central de Velórios, um açougue e um mercadinho. A Praça Frei Damião, com ponto de moto taxistas, possui duas faces: a diurna e a noturna. A primeira é movimentada e quieta. A segunda, agitada, uma espécie de point da galera. Estamos na sexta-feira. Muitas moças chegando de moto e frequentando o mercadinho. Na Praça, ao lado, cerveja à vontade guiada pela churrascada, cujo aroma se empurra pelas narinas. A Praça inteira vira um bar ao ar livre.
Nada impede a brincadeira da juventude, cuja maioria chega de motos que estacionam ali mesmo no meio-fio. Não estava havendo velório, mas se estivesse seria a mesma coisa: a festa e a tristeza como vizinhas. Marcação dura dos contrastes sociais.  Por outro lado, quem chega para suas devoções com o santo nordestino, melhor aguardar a visita para a face diurna. Frei Damião está ali com suas fitas multicoloridas, no farrear que se prolonga noite adentro. Enquanto isso, os tradicionais bares das imediações, estão vazios. O asfalto que todos aguardam para as três ruas citadas, inclusive, o Largo Frei Damião, deverá consolidar o Point.
Interessante observar esses movimentos urbanos de lazer. Eles surgem espontaneamente onde se oferece algo novo e libertário. A divulgação é feita boca a boca e o chamariz deve ser comprovado. No caso da Praça, cerveja gelada, espetinhos e naturalmente o preço cobrado que, pelo visto, estava  agradando bastante na sexta. Em Santana do Ipanema é assim, a vida noturna intensifica-se na sexta e no sábado, dia da feira. No domingo tudo se esvazia como quem descansa para o batente da segunda.
O rio Ipanema fica perto 80 da praça, uns 80 metros, mas oculto pelo casario, com um beco esquisito de acesso.
Fazer o quê? Deixe o povo brincar.

Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2018/09/frei-damiao-na-boemia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário