domingo, 22 de maio de 2011

CABEÇAS DECEPADAS

CABEÇAS DECEPADAS
(Clerisvaldo B. Chagas, 23 de maio de 2011).

          Tocamos aqui outra vez sobre alguns momentos tristes da História de Alagoas. Um episódio difícil para a sensibilidade alagoana foram os excessos monstruosos praticados pelos irmãos Moraes. Após as lutas entre lisos e cabeludos, os filhos do vigário de Palmeira dos Índios, padre José Caetano de Moraes ─ assassinado por pertencer à facção dos lisos ─ foram à vingança. Àquele sacerdote fora morto pela força governamental comandada pelo major Cobra que estava incumbido de prendê-lo e enviá-lo a Maceió. Não houve justiça. Reunindo numeroso bando, 40 ou 50 homens afeitos à desordem, os irmãos Moraes praticaram absurdos em várias partes do estado, não poupando nem as criancinhas. Foi inútil a perseguição de força contra eles, comandada por Pedro Ivo Veloso da Silveira, com 100 homens. Os irmãos Manoel de Araújo Moraes e José de Araújo Moraes estavam dispostos a matar a qualquer pessoa que pertencesse ao partido dos adversários. Um dia, o bando cruzou o Ipanema e foi esbarrar em Águas Belas, Pernambuco, à casa do pai do Barão de Atalaia, membro da família Sinimbu, partidário dos cabeludos. Entre Santana do Ipanema e a cidade pernambucana, o povoado Poço preveniu-se contra uma possível invasão, fazendo uma trincheira contra os irmãos Moraes no lugar onde havia um poço. O bando passou ao largo até cruzar a fronteira estadual. O barão havia partido para Maceió, mas tendo a casa cercada, o seu pai conseguiu escapar miraculosamente. Com a demora proposital do retorno do bando, a população do Poço desmobilizou-se, permitindo a entrada dos bandidos que fizeram misérias no povoado. Daquele dia em diante, o lugar que já era Poço, passou a ser chamado de Poço das Trincheiras até hoje.
         O próprio povo alagoano, revoltado com o terrorismo implantado pelos filhos do padre, empreendeu caça aos dois irmãos aonde quer que eles se encontrassem. Manoel Moraes foi logo assassinado nas matas de Vicente de Paula, por um homem mameluco. José, entretanto, continuou com seus atropelos de horror à população, mas também gerando anedotas no imaginário popular. Transpondo o rio São Francisco, caçado incessantemente, internou-se na caatinga do município de Porto da Folha, solo sergipano. Seu bando havia se esfacelado, ele se achava só, perseguido sem trégua por uma expedição chefiada por José Afro Cavalcante Pimentel, Vitorino e Apolinaro mais o rastejador Izidro da Hora. José foi encontrado no lugar denominado Cipó de Leite, às faldas da serra da Vaca. Faminto e cansado, o bandido procurava assar uma cobra para comer. Entregou-se sem resistência. Foi preso e degolado na hora. A cabeça foi colocada em sacola de couro cru usada para transportar água. O grupo perseguidor seguiu, então, para Canindé, numa canoinha que ficou conhecida como “Cabeça do Moraes”.

***

          Atualmente existem secretários de prefeituras que querem mandar mais que o prefeito, mestres em decapitar quem nunca lhes fez mal. Pagam o bem recebido antes com ciúme e guilhotina afiada. Para os que não aprendem, chegará o dia em que, como fazem com outrem, terão suas próprias CABEÇAS DECEPADAS.



Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2011/05/cabecas-decepadas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário