quinta-feira, 5 de maio de 2011

MISTÉRIO DO SÉCULO XX DESVENDADO

MISTÉRIO DO SÉCULO XX DESVENDADO
QUEM MATOU DELMIRO
(Clerisvaldo B. Chagas, 6 de maio de 2011).

          A morte do coronel Delmiro da Cruz Gouveia, assassinado em 1917, causou comoção nacional. Um dos maiores empresários do Brasil, ao lado de Irineu Evangelista, o Barão de Mauá, passou a ser incluído e respeitado na história, sendo o precursor da energia elétrica no Nordeste, bem como de estrada de rodagem. Dono de uma fábrica de linha nas brenhas da Pedra (hoje cidade de Delmiro Gouveia) tinha o seu produto concorrendo em escala mundial com os ingleses. Enriquecido pela segunda vez, com venda de couros e peles, Delmiro foi o primeiro homem em Alagoas a possuir automóvel. Sua morte foi um desastre para o Brasil, entrando numa polêmica sem fim e que só agora parece desvendada.
Vai (?) ser lançado o livro “Quem matou Delmiro”, do historiador, pesquisador do cangaço e documentarista, de Feira de Santana, Bahia, Gilmar Teixeira. Sua pesquisa sobre outra coisa teve início em Paulo Afonso, 2008, quando obteve dados paralelos do mundo inteiro, resolvendo investigar a morte do empresário e publicá-la em livro, lançado pelo “Cariri Cangaço”. Teixeira desvenda assim o maior mistério do século XX, que foi a morte do coronel Delmiro da Cruz Gouveia. O livro era para ser lançado em 2011, anunciado no final de 2010, porém, não temos ainda uma pista se já está na praça.
          Em artigo no site “Cariri Cangaço”, o ilustre pesquisador resolveu adiantar alguma coisa surpreendente. Com o título: “Assassinato de Delmiro, uma trama estrangeira ou cangaceira?” Conforme o artigo seriam “autores intelectuais: a família Torres e outras famílias reunidas na casa da baronesa de Água Branca, Dona Joana Vieira Sandes de Siqueira Torres (ciúme pelo crescimento político de Delmiro); Lionelo Iona (sócio de Delmiro, tutor da fortuna dos filhos de Delmiro – para ficar rico); capitão Firmino (compadre de Delmiro que teve uma filha seduzida pelo coronel – vingança); Herculano Soares (fazendeiro que apanhou de Delmiro na rua - jurou vingança). Ele e o cunhado Luiz dos Anjos; José Gomes (cunhado do capitão Firmino - rixa com Delmiro, pois este apoiara seu adversário político em Jatobá para prefeito). Autores materiais: Cangaceiro chefe de bando em Alagoas, Sebastião Pereira, “Sinhô Pereira” (quadrilha em que Virgulino estreou antes de formar seu próprio bando, herdando essa chefia); Luiz Padre, primo de Sinhô Pereira (os dois cangaceiros mais famosos da época) e mais três indivíduos. Dois deram cobertura. Como o pistoleiro Róseo foi acusado e cumpriu sentença em trama para que ele fosse declarado culpado, o autor deixou para depois o nome dele e outros nomes que sairão no livro: ‘Quem matou Delmiro’”.
          Baixei com facilidade o artigo para o meu computador, inclusive com fotografia de Sinhô Pereira e Luiz Padre, as duas únicas fotos publicadas sobre eles, segundo Teixeira. Como não consegui encontrar mais pistas sobre o assunto, fiquei sem saber se o livro já foi publicado ou não. É ficar em alerta e continuar procurando por notícias sobre o mistério do Século XX desvendado e adquirir o livro bomba “QUEM MATOU DELMIRO”

• Nota: Na crônica, “Patrimônio do Brasil” (1/5/2011) no lugar de Ivan Barros, leia-se Ivan Fernandes Lima.


Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2011/05/misterio-do-seculo-xx-desvendado.html

Um comentário:

  1. Caro amigo Clerisvaldo,o livro será lançado em setembro no evento cariri cangaço,estarei fazendo uma palestra contando com elucidei este crime acontecido há quase cem anos e que foi objeto de pesquisa de inúmeros historiadores,o seu resumo exemplifica bem a história do crime,fica o obrigado pela divulgação do mesmo e quando do lançamento do livro enviarei um para seu arquivo,abraços do autor Gilmar Teixeira
    gilmar.ts@hotmail.com

    ResponderExcluir