RUA DA FRENTE
(Clerisvaldo B. Chagas, 10 de maio de 2011).
Visitando algumas cidades ribeirinhas do São Francisco, notei que todas elas têm uma rua chamada Rua da Frente. Interessante é que a rua da frente ─ para nós ─ é aquela principal, muitas vezes a maior, a mais larga, a mais importante. Nas cidades ribeirinhas, a entrada de muitas delas tem cobertura asfáltica, chegando por trás. É que esses núcleos urbanos, assim como seus povoados, foram construídos virados para o caminho natural da época, que era o rio São Francisco. A rua da frente, portanto, era a primeira em ordem de afastamento da corrente e representava privilégio para o morador, possuir a moradia bem perto do leito do rio.
Na segunda década do Século XX, quando automóvel ainda era uma coisa rara, principalmente nos sertões longínquos, os rios desempenhavam papel importantíssimo em todos os sentidos. Além do peixe que alimentava pessoas e comércio, eles permitiam o deslocamento dos viajantes entre o litoral e o interior, através de variados tipos de embarcações, desde a simples canoa aos luxuosos navios. Na região do São Francisco, havia um comércio intenso com a exportação de mercadorias sertanejas como queijos, cereais, peles, madeira, rapadura; e importações como ferramentas, sal, açúcar, bebidas, tecidos, remédios e calçados. À medida que povoados, vilas e cidades expandiam-se, crescia a importância do transporte fluvial pela ausência de estradas de rodagem e escassez de veículos de cargas como o caminhão. Não se desmatava tanto permitindo o assoreamento de afluentes e do rio principal das bacias. Os navios, portanto, tinham condições de navegabilidade ─ no caso do rio São Francisco ─ da foz, perto de Piaçabuçu, até o núcleo de Pão de Açúcar. Temos até narração de escritor sertanejo de Alagoas, de como chegou ao Rio de Janeiro, iniciando o trajeto a partir de Santana do Ipanema, por terra, Pão de Açúcar a Propriá navegando pelo Rio da Unidade Nacional. Pão de Açúcar, segundo núcleo em importância na época, só perdia para Penedo, tal o movimento do porto entre embarcações, carros de boi, cavalos, burros e gente. Era por isso tudo que se constituía um privilégio a moradia na rua principal, a rua da frente, a que contemplava e participava de todo movimento de uma cidade ribeirinha.
Vê-se, então, acima, que a rua da frente, com seus casarios compridos, portas e janelas típicas de madeira frisada, representava uma elite, uma nobreza local que participava de todos os eventos sociais, como desfiles, coretos para bandas de música, Carnaval, fogueiras de São João e procissões aquáticas. Queremos dizer que a rua da frente participava e dava o melhor de si, para o progresso da cidade onde se encontrava encravada.
Como dizia o poeta Zé da Luz, “mal comparando”, as pessoas, lá longe, parecem cidades. Somos cheios de vícios, medos, esperanças e egoísmos. Somos, então, ruas do vício, do medo, da esperança, do egoísmo. Difícil mesmo para a humanidade é possuir a nobreza virtuosa da RUA DA FRENTE.
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