quarta-feira, 25 de maio de 2011

CABEÇAS DURAS

CABEÇAS DURAS
Clerisvaldo B. Chagas, 25 de maio de 2011.

Até quando teremos que ouvir e vê espetáculos degradantes de famílias soterradas ou desabrigadas em Maceió? Nós alagoanos conhecemos de sobra à certeza anual das tragédias de inverno. É o tal entra prefeito e sai prefeito, mas ninguém ousa assumir a função social de contenção de catástrofes ocasionadas pelas chuvas de outono-inverno. Antes eram as ocorrências absurdas e desumanas das cheias lagunares que deixavam os alagoanos estressados de tanta repetência da verdade e das manchetes nacionais. Color, bom ou mau administrador como prefeito ou nos Martírios, construiu com mérito o dique-estrada que, além de conter as águas de inverno, desafogou o trânsito pelo centro, criando um novo complexo de vias na região dos Bairros Bebedouro e Vergel. Nunca mais se ouviu nacionalmente o que ali ocorria. Acontece, porém, que famílias invadiram o além-dique por falta de pulso das sucessivas administrações, permitindo até construções de casas comerciais e residências com primeiro andar. Se os gestores forem permitir que o povo faça como quer, ou por falta de determinação ou conivência política, tipo não perder voto, nunca teremos uma solução definitiva para esses problemas que constrangem o cidadão e tocam fundo nas pessoas. Além das invasões pela água nos terrenos planos, temos os eternos problemas nas encostas, principalmente entre a região de baixo e da Maceió de cima.
Quem passa durante o período de estiagem, pelas periferias das barreiras, fica até com mal-estar ao prolongar a vista para as casas à beira dos abismos, barreiras já comidas, sem a mínima proteção, nem mesmo com uma pequena cerca que evitaria no momento, quedas de crianças. São os fundos das residências diretamente ligados para as ravinas, em cerca de dois ou três metros. É tanto dinheiro que entra nos cofres públicos, mas os gestores não escutam o canto dos pardais, anunciando mudança de tempo. Onde estão os engenheiros do nosso estado? Onde se escondeu a engenharia alagoana que poderia fazer um serviço continuado de contenção de encostas, até o último perigo das barreiras e grotas de Maceió. Um serviço grandioso, decente, humanitário que depois de concluído, servisse de exemplo para o Brasil e boa parte do mundo onde as tragédias se repetem pelo mesmo motivo.
Mais uma vez estamos diante de imagens e notícias degradantes que nos deixam frustrados como ser humano que vale alguma coisa. Estão aqui, frente a nós, paisagens humilhantes coloridas, nítidas, arrasantes e evitáveis. Os que respondem pela segurança pública, continuam preocupados em encher os cofres particulares, sem temor algum quanto a justiça dos homens que anda comprometida até o pescoço, usando a velha filosofia do “quem for podre que se quebre”. No final das pequenas ou grandes tragédias eles sabem que não haverá punição para ninguém e o povo será acusado de cabeça dura, até que os primeiros momentos do impacto sejam cobertos por outras novidades.
Não creio que você que está lendo esta crônica, esteja com a casa em risco. Mas se tiver ouça o canto dos pardais, porque em breve (com os grandalhões nada acontecerá) você, juntamente com outras centenas de vítimas, também será incluído no rol dos CABEÇAS DURAS.

Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2011/05/cabecas-duras.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário