segunda-feira, 12 de setembro de 2011

A MAIS BONITA

A MAIS BONITA
Clerisvaldo B. Chagas, 12 de setembro de 2011

 Um verdadeiro espetáculo de beleza a rua apresentada ao mundo através da Folha on-line. Essa belíssima Rua Gonçalo de Carvalho, na região central de Porto Alegre, pode de fato confirmar com orgulho as palavras do seu descobridor, biólogo português que ao ver a foto, escreveu em seu blog que era aquela a rua mais bonita do mundo. A Folha, através da reportagem de Felipe Bächtold, expõe essa foto e detalha aspectos dessa rua de Porto Alegre que logo ganhou espaço mundial, traduzida em algumas línguas, reproduzida, e tida de fato como a mais bonita do mundo. Na foto de Jefersson Bernardes/folhapress, apreciamos toda pujança de um jardim encantado em via urbana. Diz ainda a reportagem/colírio que em quase 500 metros de calçada, estão enfileiradas mais de cem árvores de espécie tipuana que chegam a alcançar o sétimo andar dos edifícios em alguns casos. Detalhe importante confirma que os moradores dizem que essas árvores foram plantadas por funcionários de origem alemã, que trabalhavam em uma cervejaria no bairro. A reportagem ainda traz um exemplo de conscientização popular e fiscalização pública quando em 2005, quiseram construir ali um shopping que poderia alterar a beleza paisagística local. Houve mobilização do povo e o lugar foi ficando famoso e ninguém mais ousou mexer com aquele jardim urbano da capital gaúcha. Com o sucesso alcançado no seu blog, indicando a Gonçalo de Carvalho como a rua mais bonita do mundo, o lugar logo ganhou o respeito e admiração geral, virando símbolo e sucesso na Internet.
          Ingleses e tailandeses já sabem que ali no Rio Grande do Sul, existe aquele cenário inusitado. Se uma rua daquela, toda forrada ainda do rudimentar paralelepípedo, nos encanta exageradamente, ficamos entristecidos pelas nossas ruas e avenidas sertanejas nordestinas, desprezadas pelos poder público. Vias esburacadas, repletas de buracos, cacimbas, entulhos, calçadas destruídas, fachadas sem tinta, árvores sem poda e excrementos de animais na constância dos seus leitos. Nem precisava tanto luxo natural como a mais bela do mundo. Já estaria de bom tamanho o zelo público normal, dentro dos padrões mínimos de vida condizente. Lá em Porto Alegre, com o grito de alerta pela Ecologia, o calçamento de paralelepípedos foi mantido, o que evitou a impermeabilização do solo e preservou as tipuanas. Nenhuma árvore foi derrubada. Melhor ainda: a rua foi declarada “patrimônio ambiental”, e foi incluída na rota dos pontos turísticos de Porto Alegre. E por falar nisso, como está a sua rua? A minha também! Como sonhar com a feia se podemos fazê-la A MAIS BONITA!













Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2011/09/mais-bonita.html

Um comentário:

  1. Obrigado pelo belo texto, Clerisvaldo.
    Mas cabem algumas correções ao texto da Folha, que foi a fonte de tua informação.
    Em 2005 já existia o tal Shopping, o que ocorreu é que havia um projeto de contrução de uma Sala Sinfônica em uma área de estacionamento do Shopping e "no maior silêncio" foi feita uma audiência pública, sem a participação de moradores da vizinhança, onde também seria construído um edifício-garagem para mais de 650 carros, com 7 andares, na área do Shopping na divisa com a Rua Gonçalo de Carvalho. Quando a tal garagem foi noticiada no jornal, só faltava uma licença para a obra iniciar.
    Aí surgiu o Movimento em Defesa da Rua e o Blog. Por que um Blog? A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre é um dos maiores orgulhos de nosso estado e assim sendo poucos ficaram ao nosso lado, mesmo reconhecendo o "desastre" ambiental que surgia. O Blog surgiu para pedir apoios pela internet, o que realmente ocorreu. O professor de Biologia Pedro Nuno Teixeira Santso apenas conheceu a Gonçalo de Carvalho em 2008, quando ela já era Patrimônio Ambiental de Porto Alegre e a ogra tinha sido barrada. Ele a conheceu em um Blog catalão chamado "Amics Arbres - Arbres Amics". Maiores indormações em nosso Blog.
    Abraços dosd Amigos da Rua Gonçalo de Carvalho, em Porto Alegre.

    ResponderExcluir