segunda-feira, 9 de abril de 2012

AS COISAS VÃO ACONTECENDO

AS COISAS VÃO ACONTECENDO
Clerisvaldo B. Chagas, 10 de abril de 2012.
Nº 752

           Depois de uma Semana Santa sem grandes novidades, vamos sendo surpreendidos por alguns acontecimentos que surpreendem. E surpreendem porque estamos acostumados a essas enxurradas de notícias péssimas que extasiam a muitos vendedores de informações. A redução dos juros do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal causou um grande impacto na clientela das casas de crédito do país inteiro. Aquele velho sonho de décadas, para que o Brasil um dia chegasse ao patamar de juros de países ricos, vai se delineado como realidade tipo “me belisque para eu ter certeza de que estou acordado”. Outra redução brusca foi a do telefone fixo, de tal maneira que houve um espanto se não eram trotes que saiam dos fios pretos. Agora mais um anúncio de redução de taxas, anexado quase ao grito de que “a carne baixou”. Olhando para a parte externa, a própria cachaça vai sendo reconhecida como produto exclusivo do Brasil, assim como o rum, o charuto, o uísque, a tequila, uma vitória nacional que deve ser comemorada com suas exportações em cerca de 17 milhões. A Embraer firma parceria com a Boeing, a Embrapa vira internacional e Brasil passa a ser parceiro em igualdade de condições com o país mais poderoso da terra. Dessa maneira, parece que o Judas enforcou-se mesmo por aqui.
          A estratégia que vem sendo utilizada há certo tempo pelo nosso país, diversificando suas exportações por todos os continentes e formando uma nova situação geopolítica Sul-Sul (que parecia impossível) deu certo. Daí formou-se os BRICs, sigla que foi ganhando terreno no espaço mundial. Os Estados Unidos viam o Brasil se afastando e crescendo, aglutinando forças internacionais com outros gigantes como Índia, China e Rússia. E a história mostra que nenhuma nação é poderosa sozinha por séculos e séculos. Portanto a aproximação entre Dilma e Obama, nas circunstâncias atuais, traz uma imensa vantagem para as nações respectivas. Os Estados Unidos precisam mais do que nunca do Brasil quanto o Brasil dos Estados Unidos. Diferente do passado quando essa parceria proposta pela ALCA seria apenas a do explorador e do explorado.
          O futuro já chegou. É a vez e a hora de melhor condição de vida para o povo brasileiro, pois, de cabeça erguida perante os grandes, temos andado sem receios. E a ideia de mandar cerca de cem mil jovens estudarem e pesquisarem em outros países parece ter despertado de vez a consciência de que Educação, Conhecimento, Ciência e Tecnologia, são essenciais para atingirmos o mais rápido possível a posição que almejamos no mundo. Dezenas e dezenas de décadas rebocando sonhos. Finalmente chegou o milagre: AS COISAS VÃO ACONTECENDO.

Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2012/04/as-coisas-vao-acontecendo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário