domingo, 11 de junho de 2017

NÓS E OS RIOS



NÓS E OS RIOS
Clerisvaldo B. Chagas, 12 de junho de 2017
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica 1.681
O geógrafo B. Chagas explica  à TV Gazeta sobre o canhão formado pelo Ipanema.

 Foto: (Arquivo de Clerisvaldo).

Como nós, os rios também têm juventude, maturidade e velhice. Isso depende muito do clima onde ele se situa, relevo e tipos de rochas por onde escorrem essas águas. Denominamos a essa parte “ciclo de um rio”.
Essas etapas de vida, porém, não apresentam período de tempo bem limitado.
A juventude de um rio é uma fase caracterizada pela erosão vertical quando existe a formação inequívoca de vale. Nessa fase, o rio vai procurando escavar o leito, fazendo seu trabalho intenso de erosão. Pode-se dizer que o rio procura buscar violentamente o seu ponto de equilíbrio.
Na observação vê-se um rio em forma de garganta, terreno bastante abrupto.
A maturidade é uma fase em que o rio pratica sua erosão horizontal. Vai-se alargando em ambos os lados, formando meandros e planícies aluviais. Existe nessa fase um perfil de equilíbrio. Nesse caso, a rede hidrográfica já se encontra perfeitamente definida, podendo-se distinguir perfeitamente o rio principal dos seus afluentes e subafluentes.
A velhice de um rio mostra no geral a formação de lagoas em forma de ferradura. Nessa fase, as planícies aluviais já se encontram muito enlarguecidas. O rio, então passa a correr lentamente pela planície e os seus meandros tornam-se exagerados.
Os rios velhos e que têm lentidão de suas águas, deixam de realizar um trabalho de erosão intensa e de transporte. Assim os sedimentos se depositam em ambos os lados formando essas lagoas também chamadas de diques naturais.
Todavia, caso o volume da água aumente, o rio poderá quebrar os cordões de isolamento que causaram o fenômeno.

Assim podemos sentir a alma dos rios cujos corpos vão se assemelhando aos nossos. Não faltam motivos, então, para haver mais pesquisas misturadas à sensibilidade, ao amor à Natureza que durante milhões e milhões de anos preparou a vida para nós.






Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2017/06/nos-e-os-rios.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário