domingo, 22 de setembro de 2019

CHAPÉU, CHAPEUZINHO, CHAPELÃO


CHAPÉU, CHAPEUZINHO, CHAPELÃO
Clerisvaldo B. Chagas, 23 de setembro de 2019
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2.185

CHAPÉU DE COURO. FOTO/DIVULGAÇÃO
Numa sociedade do couro onde proliferava a caatinga, havia a necessidade do uso de um chapéu forte. Assim, o vaqueiro, o carreiro e o tirador de leite, sempre usaram o chapéu de couro no cotidiano. Ele fica velho, mas nunca tem fim. Protegia e protege o homem contra espinhos e garranchos da vegetação agressiva, principalmente o vaqueiro. No geral, todos usavam chapéus contra o sol robusto do Sertão. O uso do chapéu de palha (do coqueiro ouricuri) acontecia mais entre os agricultores, os que trabalhavam com a enxada e instrumentos similares. É leve, não esquenta em situação alguma, mas não dura muito em época de chuvas. Já o chapéu de couro, era mais sofisticado quando feito de couro de veado, assim como algumas alpercatas, couro nobre e macio. Extinto o bicho, o couro do bode ocupou o seu lugar.
A classe média do Sertão e os coronéis usavam o chapéu de baeta ou de massa. As abas enormes pertenciam aos coronéis e aos ciganos que percorriam os sertões. As abas menores e curtas eram usadas pela classe média. Raramente se avistava um boné. Este pareceu surgir com o automóvel, quando o sertanejo dizia: “homem de boné, ou é corno ou chofer”. Os chapéus de palha eram vendidos nas feiras, amontoados no chão. Os chapéus de massa, nas lojas das cidades, vilas e povoados. Quanto ao chapéu de couro podia ser encontrado nas feiras ou feitos de encomenda pelos inúmeros artesãos de sítios e povoados. Nem faltava o couro nem a palha, matérias abundantes na região. Os modelos de chapéu de couro, ainda hoje variam de acordo com o estado de origem.
Os chapéus de couro dos cangaceiros foram uma evolução e modismo do cangaço com: aumento de tamanho das abas e enfeites diversos. A confecção era praticamente a mesma, sempre encomendada a grandes mestres do couro. Nem todo cangaceiro, usava o típico chapéu do cangaço. São várias as fotos apresentadas com chapéus comuns de vaqueiro, abas curtas, pelos bandidos. O chapéu cangaceiro elevava a estima do usuário e metia medo na população desarvorada.
Quanto à compra do chapéu na feira, não existe número. É como na casa do chinês, deu na cabeça, leva.
E o sujeito sai todo ancho, peito erguido feito pavão, de chapéu novo.

Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2019/09/chapeu-chapeuzinho-chapelao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário