segunda-feira, 2 de setembro de 2019

ORGULHO NORDESTINO


ORGULHO NORDESTINO
Clerisvaldo B. Chagas, 3 de setembro de 2019
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2.175
PARQUE EÓLICO. (IMAGEM: G1-GLOBO).

Especialista em Geo-História, sempre fui um apaixonado pela Geografia Física: planícies, planaltos, rios, lagos, montanhas... Mas não muito chegado à Geografia Humana. Entretanto, abraçava alguns temas, como formas de energia, muitas delas ainda engatinhando pelo mundo: hidráulica, gás natural, petróleo, carvão, nuclear, biomassa, eólica, solar geotérmica, marítima e biogás. Tudo repassado para meus alunos com amor, esmero e didática, sempre recheados como exemplos. Na época, a energia mais usada no Brasil era como ainda é, a energia hidroelétrica que representa alta percentagem de consumo. Nosso objetivo não é descrever nem esmiunçar esse tema tão importante que sem ele não há desenvolvimento.
Mas também aquele velho Nordeste a Luiz Gonzaga, Nordeste de seca, miséria, coronéis e discriminação passou. Assim como passou as inúmeras batalhas contra os estrangeiros em que o Nordeste formou esse Brasil. Hoje o Nordeste é um país imenso onde cabem vários países da Europa e do mundo. Suas indústrias e mais e mais implantações com vários centros de desenvolvimento não param de crescer e atrair riquezas e progresso. E chamamos atenção da nova realidade energética com destaque para a energia dos ventos (eólica) e energia solar (solar). Sempre batendo recordes em energia eólica, continuamos expandindo o setor e, inclusive, exportando energia limpa para o Sudeste, quanta ironia!
O restante desse Brasil amado que nos aguarde, mais hoje, mais amanhã, a dianteira geral nos espera. As enormes pás que agitam os ventos nordestinos e as placas voltaicas que geram a energia limpa, vão atraindo novas indústrias e investimentos asiáticos, europeus e africanos. A nova feição nordestina vai se impondo, criando uma nova geografia que somente o cego não enxerga. E entre esses vários centros de desenvolvimento que surgiram e se consolidaram, vão sendo preenchidos os corredores que a ales se interligam. Podemos afirmar que essas paisagens das pás eólicas com as quais no deparamos de repente, simbolizam o Novo Nordeste de todos os negócios e um futuro chegado de respeito, desenvolvimento, bem estar e orgulho.
ORGULHO DE SER NORDESTINO, CABRA DA PESTE, SIM SENHOR.








Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2019/09/orgulho-nordestino.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário