sexta-feira, 13 de setembro de 2019

EMANCIPAÇÃO POLÍTICA


EMANCIPAÇÃO POLÍTICA
Clerisvaldo B. Chagas, 13 de setembro de 2019
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2.181

MACEIÓ. (BLOG DO CANDEIAS).
“Alagoas, uma das 27 unidades federativas do Brasil, comemora sua Emancipação Política no próximo dia 16. Ocupando uma área de 27.778,506 km2, foi um presente de D. João VI para punir Pernambuco na chamada “Revolução Pernambucana”, um movimento separatista. Sua ocupação decorreu da expansão para o sul da lavoura de cana-de-açúcar da capitania de Pernambuco, que necessitava de novas áreas de cultivo. Surgiram assim Penedo, Porto Calvo e Marechal Deodoro, núcleos que orientaram, por muito tempo, a colonização e a vida econômica da região”.
Feriado estadual, geralmente se comemora com desfile pelas praias, quando a família alagoana costuma levar a filharada para as atrações militar e escolares.
Um início de semana em que a classe trabalhadora se divide em suas atividades de lazer e descanso. As praias centrais ficar lotadas, mas não faltam ramificações pelos litorais norte/sul, pelas regiões mais próximas da capital. Outros aproveitam para uma visita aos núcleos geradores da província. Têm ainda os que não ousam deixar à residência, reunindo forças para o restante do batente semanal. Os famosos barzinhos domingueiros prolongam-se com suas atividades até alta madrugada. E quando não tem futebol na segunda, procura-se um jeito para passar o tempo, nem que seja nas redes coloridas apontadas pelos indígenas. A cidade grande diminui seu ritmo e as visitas aos núcleos periféricos criam vigor repentino.
No interior, Agreste e Sertão procuram as praias de água doce ao longo do rio São Francisco. São visitados os municípios de Delmiro Gouveia, Olho d’Água do Casado, Piranhas, Pão de Açúcar e Belo Monte, pelos sertanejos. Já a região do Agreste procura Traipu e São Brás porque ficam mais perto do lugar. Ainda têm os que se dirigem às fazendas, chácaras, restaurantes de sítios e rodovias para a curtição da famosa galinha de capoeira. Boa parcela da juventude ainda prefere os barzinhos e seus petiscos deliciosos com um bate-papo prolongado, regado à caninha, à cerveja e à conversa de bêbado que não tem fim.
Uma pausa para tudo.
Graças a D. João VI, compadre!
Até terça, amiga.


Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2019/09/emancipacao-politica.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário