terça-feira, 5 de novembro de 2019

VOLTANDO À ESCRAVIDÃO


VOLTANDO À ESCRAVIDÃO
Clerisvaldo B. Chagas, 5 de novembro de 2019
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2.209



SERRA DA BARRIGA. (FOTO: vidasemparedes.com).
 Acontecerá nas Alagoas farta programação relativa ao Dia da Consciência Negra, 19 de novembro. Turistas do Brasil e do mundo estarão subindo a serra da Barriga – patrimônio cultural do MERCOSUL – em União dos Palmares, entrando direto na história da escravidão negra e de seu bravo líder Zumbi. Participarão no cimo da serra de solenidades no espaço do Parque Memorial Quilombo dos Palmares. Mas os festejos culturais, sociais e históricos, terão início antes, na Praça Multieventos, no Bairro Pajuçara, em Maceió, dia 14 com prolongamento até o dia 17. E mesmo após a serra da Barriga, dia 19, haverá atividade em Maceió, dia 20 e 22. “Quilombo de Cinema Negro” no Centro Cultural Arte Pajuçara.
A programação completa do evento já foi divulgada. Para o município de União dos Palmares é o seu grande resgate histórico e reconhecimento das lutas renhidas dos irmãos africanos pela liberdade. Deverá como sempre, receber de todo o estado, caravanas e mais caravanas de estudantes e seus professores, interessados também em conhecer a Zona da Mata e a famigerada montanha da resistência preta. Abre-se grande leque de trabalho escolar à escolha, dentro dos inúmeros episódios entre rios, montes, colinas e canaviais. Muitos livros podem preparar antes o espírito aventureiro dos que aspiram ao saber. As boas rodovias do estado tornam União dos Palmares, epicentro dos festejos, relativamente perto do ponto de partida.
Sempre planejada em pensamento, essa viagem a Terra de Zumbi, nunca deu certo para engajar em nossas incursões com alunos. Logo apareciam fatos novos que impediam esse desejo que perdura. Creio que o sertão santanense e seus matizes far-se-ão presentes na serra da Barriga. Isso tudo nos faz lembrar o robusto romance “O Tigre dos Palmares”, do saudoso autor palmeirense Adalberon Cavalcanti Lins, referindo-se à bravura de Zumbi.
E como quem não conhece a história do torrão em que nasceu fica um pouco desnorteado, O Dia da Consciência Negra já é um bom início para se achar.
Zumbi, viva Zumbi!
 

Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2019/11/voltando-escravidao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário