quarta-feira, 13 de novembro de 2019

APRENDA COMIGO


APRENDA COMIGO
Clerisvaldo B. Chagas, 14 de novembro de 2019
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2.216
EQUIPE DA TV GAZETA NA CONFLUÊNCIA. (FOTO: B. CHAGAS).

Após as adutoras que cobrem todo o Sertão, os rios principais ficaram esquecidos. Tanto é que habitantes do alto Sertão esqueceram o trajeto e até o nome do rio Capiá. Com muito sacrifício resgatei todo o seu trajeto dentro do estado para o livro “Repensando a Geografia de Alagoas” (ainda inédito). Sobre o rio Ipanema, todos sabem que ele nasce na serra do Ororubá, em Pesqueira, PE, e despeja em Alagoas no povoado Barra do Ipanema, município de Belo Monte. Mas, em que lugar penetra em Alagoas? Assim visitei o lugar Tapera no município de Poço das Trincheiras. Tapera é um local de pouquíssimas residências, mas no Poço é chamado de povoado. Ali naqueles confins de fronteira com Pernambuco, o rio Ipanema penetra em Alagoas recebendo o afluente riacho Tapera, também vindo do estado vizinho.
Certo dia conduzi a equipe volante da TV Gazeta até o povoado Tapera. Tempo de estiagem, rio seco. Estivemos nos leitos arenosos do rio e do seu tributário Tapera. Impressionavam as larguras de ambos, com a calha arenosa do Ipanema repleta do vegetal espinhoso rasga-beiço. Tudo filmado, inclusive, pequeno oásis da agricultura familiar abastecido por água de cacimba escavada no leito seco. Uma bomba ajudava no milagre da terra boa que tudo produzia. A satisfação foi enorme de algumas pessoas na ajuda a essa inédita reportagem geográfica. Fomos guiados por uma professora do povoado Quandu que também entrou para as ilustrações do citado livro. Numa foto, demonstra de braços abertos, as direções do rio Ipanema e riacho Tapera.
Dali descemos o rio Ipanema até a foz, visitando e filmando trechos em Batalha, povoado Telha (cânion) e povoado Barra do Ipanema onde encerramos a reportagem. O leitor estudioso do tema poderá encontrar tudo sobre esse curso d’água no livro já editado “Ipanema um Rio Macho”.
Ainda para quem não sabe, o rio Ipanema banha em Alagoas três cidades, sendo elas; Poço das Trincheiras, Santana do Ipanema e Batalha; ainda os povoados: Tapera, Quandu, Tapera do Jorge, Poço da Cacimba, Capelinha, Funil, Saúde, Timbaúba, Telha, Dionel e Barra do Ipanema.
Em Santana do Ipanema, oficialmente criado “O Dia do Rio Ipanema”, ideia minha quando na associação AGRIPA.
Dezenas de belas fotos ilustram o nosso trabalho.
                                                                                                                                                                                                                                                        

Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2019/11/aprenda-comigo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário