domingo, 22 de setembro de 2024

 

O HOMEM TEIÚ

Clerisvaldo B. Chagas, 23 de setembro de 2024

Escritor Símbolo do Sertão Alagoano

Crônica: 3.113



 

O lagarto Tiú, Teiú ou Tejo, é muito inteligente, quase sempre ganha as brigas com as cobras e, sua carne com sabor galinha, é muito apreciada pelo sertanejo. Gosta de tomar o Sol da manhã esparramado nos lajeiros. Numa briga com a cobra, ao se sentir picado, abandona rapidamente a luta, vai morder uma batata contraveneno e retorna ao embate. O Tupinambís, assim como o Cágado ou Jabuti, já foram muito caçados e vendidos, principalmente para os farristas dos anos 60 em Santana do Ipanema. Com a caça proibida volta o fôlego a esses importantes animais da fauna nordestina.

Em Santana do Ipanema, entre os fundos das casas comerciais e o rio Ipanema, morava a família dos Biu. Pobre e amundiçada viviam principalmente de esgotar fossas e realizar os serviços mais sujos da “Matança”, assim chamado o lugar aberto de abate de bovinos. Diziam que comiam de tudo, cães, gatos e vísceras de animais. Dormiam em amontoados e os parceiros sexuais pertenciam a mesma família, pai com filha, mãe com filho e assim por diante. Isso são histórias contadas pelo povo. Entre os Biu, surgiu a figura carismático de um caçador de Tiú. Homem esmolambado, aparentando 60 anos, tinha as feições agradáveis e de aspecto permanentemente alegre. Era sempre visto entre o Beco São Sebastião (Comércio) e o Mercado de Carne. Usava um bornal velho sebento, tipo aió, onde guardava a caça e procurava comprador. Por onde o homem passava, chovia alegria no povo e vinha cumprimentos por todos os ângulos: “Teiú, Teiú, fala Tiú! Tudo bom, Tiú?”...

Nunca vi uma figura tão popular e querida igual ao caçador Tiú! Quantos e quantos políticos gostariam de possuir aquele carisma do homem esmolambado e paupérrimo que emergia e submergia no Beco São Sebastião! Gradativamente a família Biu desapareceu da terra santanense, provavelmente pelas condições contínuas da miserabilidade, sem médico, sem farmácia, sem dinheiro, sem a misericórdia dos grandes da cidade.  Assim, nem a força simples e carismática de Tiú, foi capaz de despertar solidariedade.

O Beco São Sebastião é repleto de histórias sertanejas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2024/09/o-homem-teiu-clerisvaldo-b.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário