quinta-feira, 10 de setembro de 2009

TRÂNSITO DOMÉSTICO

TRÂNSITO DOMÉSTICO

(Clerisvaldo B. Chagas. 10.9.2009)

Rodar em carro de passeio hoje em Santana do Ipanema é uma verdadeira aventura. Antes, a movimentação era somente as quartas e aos sábados, dias de feira livre. A quantidade de veículos dobrou ou triplicou ultimamente, nessa bela cidade sertaneja. Graças às prestações de serviços como bancos, correios, escolas, comércio moderno e dinâmico, a “Rainha do Sertão” já não suporta tantos carros sem eficientes diretrizes. O pior de todos é o turno matutino que está enlouquecido. A cidade dispõe de placas, faixas, quebra-molas, mas o trânsito em si é um caos. O perigo maior são os motoqueiros. Grande parte deles não respeita ou desconhece totalmente as leis. Entre eles estão os maloqueiros bêbados, os simples irresponsáveis e os que nunca receberam instrução nenhuma de regras de trânsito. Os motoqueiros continuam matando em Santana. Ultrapassam por todos os lados, estacionam em todos os lugares, desafiam com imprudência. O capacete parece também esconder a visão da frente, desses vândalos assassinos em potencial. Se for verdade que Santana só perde em quantidade de motos para Arapiraca, a coisa é muito séria. Um inferno!

É preciso também (já passou de urgente), tomar providências nos pontos críticos de cruzamentos. Com exceção do Largo do Maracanã, o mais perigoso, (com o único semáforo da urbe), necessitamos de sinais luminosos em quatro outros lugares. São eles: cruzamento da Ponte Gel. Batista Tubino com a Avenida Barão do Rio Branco; cruzamento da Avenida Martins Vieira com a Avenida Coronel Lucena (Praça Dr. Adelson Isaac de Miranda); cruzamento da Rua Benedito Melo (Rua Nova) com a Avenida Coronel Lucena (à Praça Emílio de Maia); e o cruzamento da BR-316 com as transversais que dão acesso ao complexo educacional (cabeça de ponte sobre o riacho Camoxinga). Não sabemos quanto custa um semáforo, mas não é possível que seja tão caro que uma cidade do porte de Santana não possa comprar. Os pontos apresentados acima pelos menos são os que proporcionam maior perigo no momento. É certo também que precisamos mais agentes no trânsito, principalmente nos lugares onde ninguém respeita ninguém. Não estamos procurando culpados pelo inferno em que se transformou o trânsito de Santana. Agora, como se encontra no momento é que não pode continuar. Caso algum dia alguém coloque ordem na casa, voltaremos a este espaço para os devidos elogios. Santana está como Arapiraca antigamente, porém, queremos o modelo da Arapiraca de agora com os guardas por todos os lugares.

Enquanto isso vamos contando os acidentes fatais do trânsito, no Maracanã, no comércio, na BR... E os motoqueiros (falamos dos que merecem), reclamam dos automóveis, mas são eles os engraçados matadores em potencial e que geralmente saem impunes. Somos avessos a falar sobre esses assuntos, mas não se pode calar por covardia sobre O TRÂNSITO DOMÉSTICO de Santana.


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quarta-feira, 9 de setembro de 2009

SER POTÊNCIA

SER POTÊNCIA
(Clerisvaldo B. Chagas. 9.9.2009)

Para quem não sabe, a França é um país europeu desenvolvido e altamente industrializado. Já foi o centro do mundo. Apesar da localização além do Oceano Atlântico, a França também faz parte de América do Sul. É que a Guiana Francesa é vizinha do Brasil e faz parte do mundo amazônico. Cheia de histórias, a Guiana é um departamento (estado) ultramarino da França. Outros países e o Brasil tiveram no passado problemas com a Guiana. Pelo Brasil, foi resolvido um problema de fronteira através do famoso barão do Rio Branco. A Guiana representa um território de 86.504 km2 e tem como capital Caiena. Circula nesse departamento o Euro, moeda valorizada da Europa. Situada em lugar estratégico, a Guiana Francesa tem a pesca (com destaque para o camarão) e o extrativismo mineral (ouro e bauxita), como destaques na sua economia. Com população formada por crioulos e mestiços, esse departamento ainda exporta açúcar, mandioca, coco, banana, rum e madeira. Por causa do Euro, a Guiana atrai gente do Brasil e de algumas partes do Caribe, com ênfase para os que entram na ilegalidade.
Importantíssima é a parceria que o Brasil faz com a França. Para proteger as nossas riquezas, o Brasil acaba de comprar àquele país, 36 caças, 50 helicópteros e 5 submarinos, sendo um atômico. Assim o nosso país atualiza e reforça a Marinha de Guerra que há bastante tempo reclama do orçamento. O melhor de tudo foi à transferência de tecnologia, coisa que nenhum país faz. Ainda outra parte importante é que tudo será feito no Brasil gerando milhares de empregos e movimentando extraordinariamente as nossas indústrias. Essa parceria militar com um país poderoso e respeitado pelos Estados Unidos, certamente deixou os ianques irritados. O Tio Sam não quer abrir mão de ser a polícia do mundo, na ilusão de que tudo é para sempre. Destaca-se também a afirmação do presidente francês falando sobre o gigantismo e a potência do Brasil. Pelo visto, a França de Sarkozy — que também procura posição de destaque no mundo contemporâneo — tem visão mais aguçada do que os Estados Unidos, sobre a Índia, a China e o Brasil. Para quem pleiteia assento permanente no Conselho da ONU, não poderia o Brasil ter encontrado defensor melhor. Acostumado a dá pouco com a esquerda e levar tudo com a direita, os Estados Unidos devem estar boquiabertos, diante das diplomacias francesas e brasileiras. Todo império tem seu fim. Se o Brasil, ultimamente, já era visto como um gigante econômico e maior exportador de alimentos, agora será muito mais respeitado pelo mundo. Vamos entrar na discussão do pré-sal, riqueza para todos. E se já éramos uma potência econômica, poderemos chegar à potência militar. Não precisa briga com ninguém, basta SER POTÊNCIA.


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