segunda-feira, 14 de abril de 2014

D. PEDRO I, GLÓRIAS E MALES



D. PEDRO I, GLÓRIAS E MALES
Clerisvaldo B. Chagas, 15 de abril de 2014
Crônica Nº 1168

Vamos para os 180 anos da morte do Imperador do Brasil D. Pedro I, de tantas peripécias. O filho de D. João VI governou o Brasil como imperador desde o famoso Grito do Ipiranga, 7 de setembro de 1822 até o dia 7 de abril de 1831. Nesta data, Pedro renunciou em favor do seu filho, o futuro D. Pedro II, e partiu para a Europa.
 D. Pedro veio a falecer em 24 de setembro de 1834 com apenas 36 anos, depois de intensas lutas na península Ibérica. Era assistido sempre pelo seu médico particular Dr. João Fernandes Tavares (1795-1874), que emitiu o seu atestado de óbito e fez a autópsia. Dr. João Tavares, deixou escrito detalhadamente à saúde do ex-imperador do Brasil, o que o afasta da suspeita de ter envenenado o seu paciente.
D. Pedro sofria do fígado e tinha problemas nos rins. Passou por 36 graves quedas equestres, destacando-se uma em 1823 e outra em 1829. Nesta, fraturou costelas e perfurou o pulmão. Além disso, era epiléptico e não escondia esse mal de ninguém. Já perto de morrer, pelas dificuldades da guerra que empreendia, tinha bronquite, febre e tosse com sangue, sintomas da tuberculose.
D. Pedro faleceu no palácio de Queluz, arredores de Lisboa, no mesmo quarto onde havia nascido. Havia pedido para ser sepultado como general e não como rei. Seu coração foi retirado, embalsamado (como era seu desejo) e levado para a igreja da Lapa, na cidade do Porto, onde ficou dentro de uma urna.
Em 1972, seus restos mortais foram transladados para o Monumento Ipiranga, em São Paulo.
Em 2012, a arqueóloga Valdirene do Carmo Ambiel exumou os restos mortais de D. Pedro I para o Museu de Arqueologia da USP.
*Extraído e adaptado: Revista de História da Biblioteca Nacional, 9 (101): 18-26, fev. 2014.

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domingo, 13 de abril de 2014

DOMINGO DE RAMOS



DOMINGO DE RAMOS
Clerisvaldo B. Chagas, 14 de abril de 2014
Crônica Nº 1167
Ilustração: (valterramos.blogspot.com).
Para não esquecermos a importância do dia de ontem: “A Igreja Católica proclama dois evangelhos no domingo de ramos: O primeiro, que narra à entrada festiva de Jesus em Jerusalém fortemente aclamado pelo povo; depois o Evangelho da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, onde são relatados os acontecimentos do julgamento de Cristo. Julgamento injusto com testemunhas compradas e com o firme propósito de condená-lo à morte. Antes, porém, da sua condenação, Jesus passa por humilhações, cusparadas, bofetadas, é chicoteado impiedosamente por chicotes romanos que produziam no supliciado, profundos cortes com grande perda de sangue. Só depois é que Ele foi condenado à morte, pregado numa cruz.
O Domingo de Ramos abre por excelência a Semana Santa. Relembra e celebra a entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém, poucos dias antes de sofrer a Paixão, Morte e Ressurreição. Este domingo é chamado assim porque o povo cortou ramos de árvores, ramagens e folhas de palmeiras para cobrir o chão onde Jesus passava montado num jumento. Com folhas de palmeiras nas mãos, o povo o aclamava ‘Rei dos Judeus’, ‘Hosana ao Filho de Davi’, ‘Salve o Messias’... E assim, Jesus entra triunfante em Jerusalém despertando nos sacerdotes e mestres da lei muita inveja, desconfiança, medo de perder o poder. Começa então uma trama para condenar Jesus à morte.
O povo o aclama cheio de alegria e esperança, pois Jesus como o profeta de Nazaré da Galileia, o Messias, o Libertador, certamente para eles, iria libertá-los da escravidão política e econômica imposta cruelmente pelos romanos naquela época e, religiosa que massacrava a todos com rigores excessivos e absurdos.
Mas, essa mesma multidão, poucos dias depois, manipulada pelas autoridades religiosas, o acusaria de impostor, de blasfemador, de falso messias. E incitada pelos sacerdotes e mestres da lei, exigiria de Pôncio Pilatos, governador romano da província, que o condenasse à morte.
O Domingo de Ramos pode ser chamado também de “Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor”, nele, a liturgia lembra e convida a celebrar esses acontecimentos da vida de Jesus que se entregou ao Pai como Vítima Perfeita e sem mancha para nos salvar da escravidão do pecado e da morte”.
·         Adaptado Wikipédia.


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