terça-feira, 19 de janeiro de 2010

"FLORO NOVAIS, HEROI OU BANDIDO?"

“FLORO NOVAIS HEROI OU BANDIDO?”

(Clerisvaldo B. Chagas. 20.01.2010)

Antonio Machado
─ Escritor ─

A arte de prefaciar um livro deve ser tão antiga, quanto à de escrevê-lo.
Honrou-nos, sobremaneira, o emérito escritor CLERISVALDO B. CHAGAS e o estreante FRANÇA FILHO, ambos santanenses de sete costados, em prefeciarmos este novo livro, congnominado “Floro Novais, Heroi ou Bandido?”.
Reconhecemos que não possuímos a tutela literária e abalizada de prefaciarmos um compêndio, e sobretudo, em se tratando de um trabalho escrito a quatro mãos de inteligências tão dadivosas e fecundas de dois jovens da terra de Breno accioly. Todavia, dentro das nossas limitações dimensionais, nos aventuramos a escrever esta conversa franca, embasada no que o livro nos proporcionou.
A convite de Clerisvaldo B. Chagas e França Filho, participamos de algumas pesquisas deste livro, realizadas no Município de Olivença, Alagoas, onde Floro Gomes Novais viveu sua infância e constitui família, pois nessa fecunda área sertaneja os pesquisadores encontraram substancioso subsídio para a realização da meta desejada, escrever a vida de Floro Novais num livro que enfeixaria suas facetas, aventuras e peripécias de qualidades nordestinas.
O livro FLORO NOVAIS, HEROI OU BANDIDO? Dessa dupla incrível, narra com muita precisão à vida e os nuances desse sertanejo calmo e pacato, que no verdor de sua infância, viveu uma vida igual aos jovens de seu “habitat”, que dentro de sua simplicidade não passava de um homem da roça e de casa, cuja vida não diferenciava dos demais rurícolas do Nordeste, sem jamais pensar em ofender a ninguém, contudo, quando se sentia magoado no mais íntimo do seu ser, revoltava-se, como todo mortal de sangue e osso.
Éramos garotos na época, mas, curiosos que sempre fomos, ouvimos de Floro Gomes Novais esta expressão, numa visita que ele fizera a meu pai, também chamado Floro: “Xará, quando eu apanhei os miolos de meu pai, espalhados pelo chão, não chorei, mas senti dentro de mim uma revolta”.
Nós outros que não somos causídicos, e nem possuímos conhecimentos sobejos nesta área, interrogamo-nos e interrogamos:
─ O filho que procura vingar a morte do pai, pode ser acusado pela sociedade como bandido?
─ Será que Floro Gomes Novais só era vingador mesmo ou matava por dinheiro?
Cabe ao leitor o dilema, absolver ou condenar. O poder intelectivo de cada um será o tribunal de consciência onde FLORO NOVAIS, HEROI OU BANDIDO? Será julgado.
As faces múltiplas da vida levam o homem a percorrer caminhos que jamais ele os imaginou. O ingresso de Floro Novais no cangaço, não se deve ao mero desejo de se tornar cangaceiro famoso, ou mesmo, um facínora espertalhão, para galgar as páginas dos jornais, através de um caminho tão escabroso e ínvio, mas com o desejo precípuo e íntegro, de salvaguardar e venerar o nome de sua família. E depois?
O livro FLORO NOVAIS, HEROI OU BANDIDO?, das inteligências pródigas desses alagoanos, narra a epopéia de uma saga sangrenta, enfrentada por um homem simples, que se tornou famoso, Floro Novais; cujo trabalho, pelo seu valor, certamente dissipará nuvens geradas a respeito desse homem tão controvertido, odiado por uns, endeusados por outros, porém, respeitado por todos. Floro Novais, para muitos foi homem de palavra empenhada, sertanejo de boa cepa e de uma têmpera irresistível. Sabia ser amigo sem jamais ter traído a nenhum deles, era possuidor de uma grande alma e temente a Deus. Também para muitos não passava de um tipo acostumado a matar gente. Onde está a verdade?
Referindo-me ao escritor Clerisvaldo B. Chagas, é hoje um nome respeitado dentro da Literatura Alagoana, sendo este o quarto livro de sua lavra. É o escritor do “Defunto Perfumado”, “Carnaval do Lobisomem”, “Ribeira do Panema”... Trabalhos de grande capacidade criadora e imaginativa dentro do estilo ímpar, gostoso de se ler, tornando Clerisvaldo um forte candidato a Academia de Letras. Um grande romancista de Alagoas já dizia, em artigo publicado no “Jornal de Alagoas”: "Ninguém se espante, pois, se em breve tempo, Clerisvaldo estiver entre os maiores romancistas do Brasil”. Este jovem também, é professor por vocação do Colégio Estadual de Santana do Ipanema, desfrutando de um prestígio invulgar naquele setor educacional de tantas tradições, sendo formado em Nível Superior na área de Estudos Sociais, especificamente em Geografia onde possui valioso e autêntico trabalho publicado nesse campo, focalizando sua cidade-berço.
O jovem escritor Clerisvaldo B. Chagas, é hoje um nome de peso dentro da educação e das letras de Santana do Ipanema. Grande professor que tem recebido de seus colegas e alunos os mais efusivos elogios, como um respaldo de seu trabalho feito, não só em sua cidade, mas hoje em todo estado e além fronteiras. Geógrafo, conhecido como, talvez, o maior professor da matéria, no interior.
FLORO NOVAIS, HERÓI OU BANDIDO? Foi escrito com alma e capacidade e, acima de tudo por um escritor de renome, Clerisvaldo B. Chagas. É o “escriba” que mais vende livros em Alagoas e o mais festejado do interior. Naturalmente, Clerisvaldo teve que mudar um pouco o seu estilo por não está no seu campo, mas que promete voltar com toda a força criativa de sua bagagem em um novo romance sertanejo (sua especialidade) já escrito e intitulado “Deuses de Mandacaru”.
Fazemos nossas, as palavras do filósofo Buyere, que sabiamente afirma: “Quando um livro eleva o nosso espírito inspira sentimentos nobres e corajosos, não procureis outro critério para julgá-lo, é um livro escrito por um mestre”.
França Filho, jovem comunicador e radialista, que, gradativamente, vem galgando os pontos elevados dentro da radiofonia alagoana, mormente na região sertaneja, agora também envereda pelos caminhos íngremes de escritor e, ao lado de Clerisvaldo B. Chagas, produziu este livro. Sua inteligência também o credencia a prosseguir com outros trabalhos no gênero, surgindo assim no cenário alagoano na soma com tantos outros valores da terra.
Convictos estamos caros escritores, que o livro FLORO GOMES NOVAIS, HEROI OU BANDIDO? Que vocês oram oferecem ao nosso povo, não será um ópio, mas um apanágio dentro de uma sociedade tão manipulada pelos meios de comunicação de nosso tempo, e onde a Literatura ainda é tão mal difundida. O livro de vocês é realmente digno de elogios, porque além da fidelidade dos fatos, possui uma narrativa acessível e um linguajar bem “assertanejado”, e, indubitalvemente, tornar-se-á um “best-seller” dentro da literatura alagoana e quiçá nordestina.
O livro FLORO NOVAIS, HEROI OU BANDIDO?, está aí, caro leitor, é seu, leia-o, depois faça o seu julgamento. Não somos advogados de Floro nem seus promotores. Mas, certamente, participaremos das milhares de discussões que irão ocorrer nas ruas, nos bares, nas praças e nas portas de igrejas, sobre o livro que ora entra no mercado.

Nota: Esse livro foi lançado em 1985.
Nota 2: Esse livro encontra-se esgotado e não teve nova edição. Escolas e biblioteca pública de Santana do Ipanema receberam exemplares do Autor, na época. Pode ser encontrado também em sebos do Brasil inteiro, como livro raro.
Nota 3: Frisos nosso (A).






Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2010/01/floro-novais-heroi-ou-bandido.html

31 comentários:

  1. sou um admirador do floro e gostaria muito de ter esse livo em minha biblioteca,como posso adquiri-lo.

    ResponderExcluir
  2. Meu nome é Alberto Moraes, sou Pós Graduado em história. Sou filho de Pedro Edino Veloso de Moraes, e Bisneto de Manuel Soares de Moraes. Ambos foram conhecidos de Floro, por isto conheço bem a história da lenda.
    Rapaz gostei do Título, Floro Novais era amigo do meu bizavô, e do meu pai. Aliais da familia Moraes. O homem é uma lenda alagoana, cresci ouvindo a história da vida dele. e a celebre frase que vc citou a respeito do pai dele. Concidero ele homem como lampião bandido heroi. Tudo é um ponto de vista. Dizem que virou pistoleiro. Outros que não morreu e forjou sua morte. O famoso enterro de Floro é lenda em alagoas entre o pessoal mais velho.
    Meu pai o conheceu bem e diz que era um homem calmo, e cabra de palavra. Mais também homem de dar na cara do diabo se este provocasse.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc um cara pos graduado em historia e nao sabe a verdada sobre esse bandido. vou relatar um pouco, esse bandido matou um homem de bem q era meu avor ivo valença e deixou oito filhos pequenos dai q chegou o seu fim meu tio jurandir matou ele ou melhor vingou seu irmao e outra ele pode ser heroi em alagoas terra de bandidos aqui em pernambuco ele cantou de heroi pouco e voutou envelopado pra sua terra natal e agora ta la nas profundesas dando e apanhando do diabo como vc citou...

      Excluir
    2. Essa história refere-se a familia do meu pai. O homem assassinado refere-se ao meu avô, que morreu quando o meu pai tinha apenas 6 anos de idade. Desejo muito adquirir este livro, mas não o encontro.

      Excluir
    3. Terra de bandido o que seu merda! Tua briga de família é problema teu, aí te dar o direito de falar da terra dos outros? Vai arrumar um serviço frango!

      Excluir
  3. O que tenho a dizer é: Que no tempo dele ele fez a justiça que foi merecida. Como hoje em dia vemos tantos crimes sem punição. No interior sabemos que ainda hoje a coisa é que em home não se bate se mata. Mais naquela época os crimes de vingança eram comuns. E como o pai de Floro era homem querido por todos a vingança de Floro foi bem vista entre todos. Podemos dizer que a policia da época não tinha a capacidade que tem hoje e no interior principalmente. Até 15 anos atrás cidade pequena tinha um viatura e 3 policiais armados de 38. O que facilitava o nascimento das lendas urbanas como Floro foi. Remanescente da Familia Novais ainda vivo é o Chapéu de Couro, segundo as acusações o homem matou políticos a mando de outros políticos. O Filho de Floro foi morto também. Mais seu nome está na história da cidade de alagoas. Queria ter conhecido o homem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se tivesse vivo hj eu proprio mataria ele, esse bandido,covarde q mata homem pelas costas como matou meu avo materno deixando oito filhos pequenos,parabens pra meu tio jurandir q vingou a morte do irmao homem de bem q esse coisa ruim matou,esse sim e justiceiro e heroi e outra procura saber mais sobre esse crapula p poder admiralo...

      Excluir
    2. Ele não matou ninguém sem motivos não,se o seu avô materno foi morto por ele,então alguma coisa ele fez para que isso acontecece.

      Excluir
    3. Começar falando Sem partido fica próximo do que é justo, Floro matou e matou muito, mas ele não era covarde porém seu grupo por foi pois com oito comparsa escondido numa porteira, isto é traição, desculpe mas bola e pra chutar não para pisar.

      Excluir
  4. ele foi irmão do meu avô mauricio de novais

    ResponderExcluir
  5. meu avô ainda esta vivo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acho q ta perto de juntar-se ao irmao nas profundesas e faser parte da coleçao de trofeus do satanas.

      Excluir
    2. acho q ta perto de juntar-se ao irmao nas profundesas e faser parte da coleçao de trofeus do satanas.

      Excluir
  6. justiceiro,vingador e corajoso foi ele no brasil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. covarde,assassino de inocentes isso sei q ese bandido era, mas achou homem de verdade q mata a peito como matou ele e cuspiu na sua cara quando tava agonisando.

      Excluir
    2. Kkkkkkkkk maconha da boa hein filho da puta kkkk(

      Excluir
  7. Eu sei que ele tirou a vida de inocentes tbm... logo passa a deixar de ser um herói.

    ResponderExcluir
  8. este homem deve ser respeitado,mesmo estando morto.poir so ele e deus sabe o que ele e sua famlia passaram naqueles tempos,tempos dificies,onde se sabe que ate hoje o coronelismo,imperam

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. digno de respeito sao pessoas de bem nao bandidos igual esse,ele teve o q merecia, e nao fale q DEUS sabe e ssim o capeta ele da noticias desse assassino covarde la das profundesas,e o respeito dele foi dado com a boca do fuzil e do 38 descarregado no seu peito esquerdo.

      Excluir
  9. Tenho pena desse coitado que fala mau de quem ja morreu,só comenta o que não sabe,outra coisa voçê diz que seu tio Jurandir ajudou a matar Floro,digo que seu tio era um cabra frouxo,que teve medo de enfrentar peito a peito,pois teve que emboscar junto com outros frangotes.pois nem sabiam se o home tinha morrido e sairam com medo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. primeiro nao sou coitado e outra tu nao sabe com quem se mete.eu comento os fatos reais meu tio emboscou ele do mesmo jeito que ele emboscou meu avo entao ele era frouxo tambem e foram dois so jurandir e alfredo nao mais como vc relata do primeiro ataque ele pulou do burro e correu e jurandir correu atras dele sozinho e encontrou ele e atirou no seu peito dando os seis tiros de 38 ai ele realmente o matou e nao ajudou matar.qualquer duvida comente q esclareço.ou identifique-se.

      Excluir
  10. vc e um covarde, floro era o homem que só matava que devia na serta seu avo não pagou.pq vc ñ vai atrais do chapeu de couro que estar vivo.pq si fosse com migo eu matava a familia toda,vc e tão coitado que nei seu nome coloca. vai tira a agua do cano do 38.coitadinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. falo em nome da familia, vc q colocou esse comentario deve respeitar homens de bem pois ele nunca deveu a ninguem, muito menos a um bandido igual esse, acho q o coisa ruim do floro deve ter deitado c tua mae p tu defender tanto ele e sobre eles pesquisa melhor os acontecidos nos ultimos anos acho q vai dar p te esclarecer ou melhor tu vai ver se a agua saiu ou nao do cano do 38... ja tava esquecendo pesquise em PE.

      Excluir
  11. covarde e a puta q te pariu pois nao teve coragem de de botar no sexto de lixo q e teu lugar. nao site o meu avo pois era um homem de bem,e nao p gente do seu tipo ta falando dele entendeu...vem aqui na nossa regiao e fala q e um descendente deles ai tu vai ver a agua saindo do cano do 38. e outra procura saber do retrospecto da familia deles aqui em PE nos ultimos anos ai da p tirar tuas duvidas.,

    ResponderExcluir
  12. hoje dia 27/02/14 faleceu Mauricio guedes Novaes conhecido como [chapéu de couro] em Aracaju de um avc

    ResponderExcluir
  13. Dia 10/12/2013 presenciei o sepultamento de isaura Godoy, dona zai esposa de Floro gomes Novaes no cemitério são miguel em garanhuns pe.

    ResponderExcluir
  14. Onde encontro esse livro..
    Que tiver entre em contato comigo.
    (98) 9 88724403

    ResponderExcluir
  15. Floro Novais matou meu avô. Procuro por este livro há anos. Como posso adquiri-lo?

    ResponderExcluir
  16. Meu avô era amigo de floro clerisvaldo foi professor de meu pai e posso afirmar com toda certeza que floro foi um herói

    ResponderExcluir