quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

VÍTIMAS DE EXPLORAÇÃO

VÍTIMAS DE EXPLORAÇÃO

(Clerisvaldo B. Chagas. 14.01.2010)
Para o mundo estarrecido diante de mais uma catástrofe que se abateu sobre a América Central. Mais uma porque aquele belo país da Ilha Espanhola tem sido fustigado constantemente pela miséria, tirania, invasões e fúrias da natureza. O Haiti não é aqui, é bem ali, é acolá. Situado no mar do Caribe, O Haiti possui forma de jacaré com boca aberta. Tendo uma superfície de 76.192 km2 e cerca de 11 milhões de habitantes, esse país é considerado o mais pobre das Américas e um dos mais atrasados do mundo. Suas terras são formadas de montanhas e pequenas planícies nos vales de rios e no litoral. Outra forma de relevo é um planalto no leste e centro do território. Sua capital é Porto Príncipe com cerca de dois milhões de habitantes e, apesar do nome bonito, parece não dá sorte. País exportador de açúcar, banana, manga, milho, batata-doce, legumes e tubérculos, o Haiti, não consegue o progresso diante de tantos acontecimentos importantes e negativos. A maioria da população segue o catolicismo, sendo Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, sua padroeira. Com dez departamentos (semelhantes aos nossos estados), o país fala o crioulo, porém, 10% dos seus habitantes se expressa na língua francesa, também oficial.
Como o Caribe é uma zona perigosa devido aos violentos furacões, chuvas torrenciais e abalos sísmicos, o Haiti é óbvio, sofre todas as pressões de ordem natural. O terremoto que atingiu horrivelmente seus limites na última terça, segundo as primeiras notícias, matou milhares de pessoas. A capital ficou como se tivesse recebido um ataque áereo de grandes proporções. Sete pontos na Escala RITCHER, são mesmo de grandes proporções. O próprio presidente daquele país, René Préval, se espanta dando a catástrofe como coisa inimaginável. E o que estava fazendo ali naquela hora a nossa tão querida Zilda Arns, fundadora da Pastoral da Criança? Tombou na igreja durante uma apresentação para mais de uma centena de pessoas. Assim o Brasil perde no Caribe uma das heroínas do nosso país e do mundo. Além disso, vão-se também onze brasileiros do nosso glorioso exército em missão de paz. Um dia de inferno completo em Porto Príncipe. Capital marcada também por ditaduras como a do feroz François Duvalier ─ apelidado Papa DOC ─ a partir de 1964. Duvalier conseguiu exterminar a oposição, foi inimigo e perseguidor da Igreja Católica. Mas o Haiti tem histórico de outros tiranos em seu governo. Quando não é a natureza que aciona de um lado, são os aventureiros insanos que atacam de outro. A pobreza, a fome e a miséria tomam conta das ruas de Porto Príncipe. Lembra da Levada, bairro de Maceió nas imediações do centro comercial do mercado? O Haiti também é aqui.
Será que o castigo natural da América Central foi o meio que Deus encontrou para chamar a atenção do mundo para aqueles seres, também humanos? A verdade é que ditadores e natureza tramam contra aquele povo moreno. Relembrando o tempo da escravidão negra no continente:
É sim
O Haiti
Aqui
Ali
Acolá
As mesmas VÍTIMAS DE EXPLORAÇÃO.

Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2010/01/vitimas-de-exploracao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário