segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

JUSTINIANO

JUSTINIANO
Clerisvaldo B. Chagas, 31 de janeiro de 2012





Ao passar pela Praça Bonfim, aqui no Bairro do Poço, em Maceió, sempre olho para a cúpula da igreja, assim com fazia ao sair da fase de criança. O Cine-Plaza, a igreja do Bonfim, a praça enorme, farmácia e as compridas mangueiras dos quintais, dominavam o cotidiano. O ônibus como sinal de progresso ou o romantismo do bonde, ia marcando a Rua Comendador Calaça, onde por trás se viam as barreiras e as faixas móveis e aéreas azuis e encarnadas do antigo e charmoso farol. As missas dominicais sob a cúpula imitativa, ainda não permitia as grandes comparações aos calças curtas. Hoje, vem à tona a basílica de São Pedro e a grandiosidade da igreja de Santa Sofia, em Constantinopla.

O Imperador bizantino Justiniano, teve a coragem de casar com uma atriz e cortesã que animava os espetáculos de Constantinopla. O imperador não ligou muito para a opinião social da época, pois antes de ser coroado, conhecera e se apaixonara por Teodora. A bela cortesã, desejada por todos os poderosos, era também mulher de grande inteligência e personalidade marcante. Ajudou o marido em famosas realizações que ainda hoje brilham para o mundo. No império foram realizadas obras como hospitais, pontes, estradas, aquedutos e palácios. Os destaques do imperador foram, entretanto, a igreja de Santa Sofia e a igreja de São Vital, em Ravena. A igreja de Santa Sofia é o máximo da arquitetura bizantina. Dizem que 10 mil homens trabalharam ali durante cinco anos, entre 532 e 537. Essa construção é ampla e imponente. Sua cúpula chega até aos 56 metros de altura, com 34 metros de diâmetro, o que impressiona tanto quanto o interior da igreja. Todo ele é ornamentado com belos mosaicos, marfins e pedras preciosas. Para melhor ideia, foram utilizadas nessa decoração cerca de 18 toneladas de ouro.

No século XV, essa cidade sede do Império Romano do Oriente, foi finalmente conquistada pelos turcos. Houve várias modificações da igreja pelos conquistadores que praticavam religião diferente. De igreja passou à mesquita, quando foram acrescentadas quatro minaretes (torres de ordem muçulmana). Quanto aos belos mosaicos, eles foram cobertos com grossa camada de cal. Só em nossa época foi procedida à restauração e o prédio, motivo de duas religiões que virou museu. Ainda conhecida como Igreja de Santa Sofia, esse majestoso prédio continua entre as mais belas construções do mundo, sendo alvo das visitas dos que chegam a Turquia. É de se dizer, que Constantino XI, morreu nas ruas da cidade combatendo ao lado das suas tropas.

Olhar a igreja do Bonfim faz lembrar sim, Roma e Bizâncio. De quebra na história, Constantino, Teodora e JUSTINIANO.



Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2012/01/justiniano.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário