quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

LAMPIÃO, LUCENA E A CIDADE

LAMPIÃO, LUCENA E A CIDADE
Clerisvaldo B. Chagas, 26 de janeiro de 2012


Mesmo antes de 1920, o sargento José Lucena de Albuquerque Maranhão (Zé Lucena) já atuava contra o banditismo. Trabalhando em Viçosa, Zona da Mata alagoana e região de Água Branca, no extremo oeste do estado, ia aos poucos, o sargento duro, sério e determinado, mostrando sua coragem aos sertanejos. Ao chegar a década de 20, Lucena consolidou a sua bravura, principalmente ao receber do governo Costa Rego a incumbência de varrer o território de toda a sorte de bandido que perturbava a sociedade, como cangaceiros, valentões e ladrões de cavalos. Com a revolução de 30 houve reveses na vida disciplinada de Lucena, quando chegou a ficar na detenção. Renascido das cinzas, voltou à zona sertaneja com carta branca e muito prestígio, assumindo o comando do recente 2º Batalhão de Polícia com sede em Santana do Ipanema, em 1936. Em Santana, o chefe político, primeiro professor da cidade, senador e coronel Enéas Araújo, já não existia. A outra força civil e econômica, coronel Manoel Rodrigues da Rocha, também não estava mais vivo. Era o coringa com seu reinado absoluto, desde a morte do coronel, em 1920, o padre Bulhões que mandava em tudo em Santana do Ipanema. Lucena juntou-se a ele numa parceria unha e carne no equilíbrio esdrúxulo entre a espada e a batina.

O batalhão era a sede de todas as forças volantes, espalhadas em pontos estratégicos do sertão, tendo Lucena como comandante absoluto e o tenente João Bezerra como chefe dessas volantes, não deixando de comandar, porém, a sua própria organização. Inflexível cumpridor do dever e reconhecido como um dos mais bravos oficiais do Nordeste a perseguir Lampião, deram-lhe o apelido de inimigo número um em Alagoas, do bandido Virgolino Ferreira. Apesar de chefes de volantes valentes e resolutos como Porfírio, Joaquim Grande, Calu e depois um aspirante Francisco, Lucena foi tolhido em suas ações pelo jogo duplo do tenente Bezerra que se tornou amigo e coiteiro de Lampião. Com o cabeça do cangaço, o chefe das volantes vivia a jogar baralho, a comer buchada e a fornecer munição, quando disso mais precisava Virgolino, espremido entre Sergipe e Alagoas, acossado pelo Nordeste inteiro. Após a denúncia forçada dessa situação vexatória do Velho Bié das Emendadas e o aperto de “pocar o cocão”, do governo estadual, vai chegando o início do fim para Lampião.

Lucena, tendo agora o verdadeiro herói de Angicos nos calcanhares de Bezerra (espião, honesto e duro aspirante Chico Ferreira) e o tenente Joaquim Grande deslocado para a zona das Emendadas, quebra-se a corrente Bezerra-Lampião. O prenúncio é o ataque pressionado de Bezerra a fazenda Patos, o ataque de Gato e Corisco a Piranhas e uma sucessão de combates menores, ─ agora inspecionados de perto por Lucena ─ até o epílogo do todo poderoso Lampião em Sergipe, na Grota dos Angicos, em 28 de julho de 1938. De longe os repórteres perguntavam sobre LAMPIÃO, LUCENA E A CIDADE.





Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2012/01/lampiao-lucena-e-cidade.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário