terça-feira, 10 de janeiro de 2012

IPANEMA, UM RIO MACHO

IPANEMA, UM RIO MACHO
Clerisvaldo B. Chagas, 11 de janeiro de 2012

    Por uma questão de bem informar aos nossos leitores: mesmo não tendo sido lançado oficialmente, deve estar circulando na praça cerca de duas centenas do livro “Ipanema um rio macho”. Esse paradidático da nossa autoria é um documento sobre o rio Ipanema, jamais publicado e interessa de perto a cidades como Santana do Ipanema, Poço das Trincheiras, Batalha, Olivença e Belo Monte, principalmente. A primeira parte fala sobre a Geografia do rio em Pernambuco e Alagoas, quando o Ipanema é completamente dividido em trechos descritivos, das nascentes à foz, com destaque para a Natureza. A segunda parte fala da parte social, de tudo que o rio representou para a formação dessas cidades. A terceira parte é um interessante e inédito diário de viagem de Santana do Ipanema à Barra do Ipanema, município de Belo Monte, feita a pé através do leito seco do rio. Depois, outra viagem desde a serra do Ororubá, em Pesqueira, Pernambuco, até Santana do Ipanema, nas mesmas condições.  Os personagens dessas incursões foram além do autor, o comerciante Benedito Pacífico, Wellington Costa, radialista, e o, então, estudante João Soares (Quem-Quem). Encerramos o livro com uma peça teatral: “Sebo nas canelas, Lampião vem aí”. Excelente para universitários, professores, estudantes em geral, sociólogos, geógrafos, e todos os interessados pelo mais importante acidente do Sertão alagoano.
          A capa do “Ipanema um rio macho”, ficou a cargo do artista plástico Roberval Ribeiro. Uma situação inédita levou o livro a essa circulação antecipada por parte da editora. Recuperando-se, porém, de uma situação cirúrgica, prometemos para breve um lançamento oficial à altura para dialogarmos de perto com o nosso eleitor exigente e caro. Alguns dias mais e o “Ipanema” estará em convite e cartazes nos pontos de Santana, nas cidades citadas e nos portais importantes do estado, quando mais algumas centenas de exemplares passarão às mãos de estudantes e outros interessados que comparecerem ao lançamento. Relíquia passará a ser, sem dúvida alguma o documentário máximo sobre o rio Ipanema. Mesmo que você já tenha adquirido um exemplar, fazemos questão da sua importantíssima presença no dia do lançamento que será amplamente anunciado. Aguarde convite ou novo convite. Gostaríamos também de lançá-lo na sua repartição, particularmente se você se propuser.
          Se não viu, logo verá IPANEMA, UM RIO MACHO.


Obs. O livro em parceria com o professor Marcelo Fausto, “Lampião em Alagoas”, já está sendo lapidado e conta com cerca de 220 páginas. Alagoas e o Nordeste vão ficar de queixo caído!



Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2012/01/ipanema-um-rio-macho.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário