terça-feira, 24 de janeiro de 2012

FERNANDES LIMA

FERNANDES LIMA
Clerisvaldo B. Chagas, 25 de janeiro de 2012

          Não. Não queremos falar sobre o indivíduo em si, sua personalidade de homem público na história das Alagoas. Estamos nos referindo, na verdade, a comprida lagarta cinza que nos conduz ao centro de Maceió. Lagarta essa que na capital alagoana é responsável por uma grande dose diária de nervoso do trabalhador. Os condutores dos milhares de veículos que por ali trafegam, quando não levam o chamado credo na boca, pronunciam sonoros palavrões de coleções diversas. O mínimo descuido do motorista que fala mal da sogra ou da ponte que caiu, poderá levá-lo ao embrulho das ásperas discussões, aos degraus das delegacias ou mesmo ao esbranquiçado muro de cemitério. Enfrentar um calibre 38 na boca do caixa, não é raridade para os que dão ou sofrem desde os famigerados triscas a coisas mais sérias que infernizam a hora e a vez. A passagem obrigatória diária pelo trecho vai fazendo parte do termômetro do humor santificado. Além da fila, congestionamento e batidas, os sons de veículos socorristas vão berrando nos seus ouvidos como programados filmes fantasiosos japoneses da nova geração.
          Planejam soluções; por cima, por baixo, de lado, enquanto o tempo avança sem aguardar as finais “peiticas” políticas, arrepiadoras de cabelos. Mas as montadoras que estão no Brasil não querem saber sobre esse importante departamento e não param a produção de novas máquinas em busca de recordes extraordinários e de lucros formidáveis. A última novidade é um projeto para engolir o canteiro central da avenida com seu jardim quilométrico e um assentamento “bacana” de trilhos de ferro para o chamado metrô de superfície. Ninguém ignora mais que uma das soluções para o trânsito avassalador, é o transporte coletivo de qualidade, principalmente nas grandes metrópoles. Não custa nada perguntar ao leitor esperto, se após essa realização, não impossível, as fábricas irão dar um tempo na produção de carros de passeio. Com o poder aquisitivo em ascensão, cada pessoa desse país almeja possuir seu próprio transporte, provado ser um dos três primeiros desejos do homem moderninho. Como, então, solucionar esse problema em definitivo, substituto dos fogosos cavalos de sela dos séculos XIX e XX?
          Conhecemos vários profissionais taxistas do interior no engano da capital. A Fernandes Lima sempre foi citada como fator número um na desistência da profissão ou no retorno às origens. Mas a avenida acima não é hoje sozinha a culpada do estresse no tráfego de Maceió. Tem outras vias construídas para desafogar e que estão agora sendo chamadas “Fernandinhas”. Você pode até dormir com elas, mas que estão ficando “cabulosas”, não tenha dúvida. As curvas estão no padrão que você gosta, porém, os inconformados dizem que o buraco é mais embaixo. Bem, questão de buracos já pertence à outra repartição. Quer arranjar um caso com as Fernandinhas ou fica com a mãe mesmo, a encrenqueira Avenida FERNANDES LIMA?

Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2012/01/fernandes-lima.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário