terça-feira, 31 de janeiro de 2012

RECADO A MARTA

RECADO A MARTA
Clerisvaldo B. Chagas, 1º de fevereiro de 2012

 Sempre estamos passando pelo lugar Dois Riachos. A mesma simpatia da cidade descanso onde todo mundo conhece todo mundo. Nunca dispensamos a espichada do olhar para o leito do riacho que leva nome duplo. O sombreado das margens, poços, cacimbas e areia grossa, cenário simples, mas significativo para àquela população sertaneja criada na liberdade entre o casario e o campo. Aponta-se a grande feira de gado como atração semanal; a pedra do padre Cícero com sua folclórica igrejinha no topo, com direito à escada de concreto e tudo, às margens da BR-316. O transporte diário de água através de carroças com tonéis de plástico, subindo e descendo as colinas secas da periferia, marcam o cotidiano de quem passa. E fugindo da rotina calma de primavera, chega a tradicional vaquejada dos Dois Riachos, quando imensa multidão prestigia o esporte dos encourados. Mas a faixa afixada está ali. A faixa que anuncia com orgulho a terra da maior jogadora mundial de futebol, mesmo tendo perdido o último título para uma japonesa.
          O anúncio da liga americana que suspendeu os próximos jogos de futebol feminino deixou Marta desempregada. A jogadora, porém, já mostrou ao planeta por diversas vezes a sua categoria, fazendo história e implantando seu nome imorredouro entre os pátrios e os estrangeiros. Perguntamos, então, a goleadora, independente da sua vontade de parar ou não, se a vez não é agora para que ela possa formar em nosso país uma nova instituição para assegurar um clube feminino de futebol à semelhança de qualquer grande agremiação masculina? Ao invés de apelos e mais apelos às autoridades esportivas para incentivo ao futebol feminino, por que ela mesma não funda esse grande clube e o mantém como empresa, para estimular outras ações semelhantes pelo país inteiro. Você já mostrou ao mundo quem é, Marta. Precisa agora morar no Brasil e trabalhar diretamente pelo futebol feminino, pois já não precisa provar nada e nem morar obrigatoriamente no estrangeiro para ser o que é. Olhe o magnífico exemplo de Neymar. Quem quiser vê-lo, venha ao Brasil.
           Quando falamos sobre Marta, são falas dos brasileiros empolgados com sua garra, seus dribles desconcertantes e suas arrancadas incríveis. Vê-la morando no Brasil, como já foi dito, poderia assegurar o futuro do futebol feminino como uma imensa fábrica esportiva de novos talentos; de geração de milhares de emprego; de sangue novo na estrutura desportiva; de novas opções para matar a vontade dos que amam a esfera, o bailado e o gol. E como dizem em nossa região: “desculpe aí Marta, se você não quiser ficar em nosso território”. Continuamos nos estádios ou na poltrona, apreciando o seu mágico futebol. Quem pediu em não sei, mas o pedido era claro: “Mande com urgência um RECADO A MARTA”.


Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2012/01/recado-marta.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário