sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

LAMPIÃO PULA, MAS NÃO SOBE

LAMPIÃO PULA, MAS NÃO SOBE
Clerisvaldo B. Chagas, 27 de janeiro de 2012



Lampião, com sua personalidade complexa, embora não risse abertamente, variava muito de humor. Gostava de mandar recados espirituosos tanto para os coronéis fazendeiros, autoridades militares em geral, quanto para governadores. A confiança em dizer tudo que queria a quem desejasse dizer e na hora do desejo era alimentada pela vaidade oriunda do êxito dos seus combates. Assim, à medida que aumentava a confiança em si mesmo e na fama que se expandia com certa velocidade, ia ficando mais saliente nas suas frases catadas pelo povo. Usava o nome ou prenome dos indivíduos para os chistes baratos de cada dia. Para o tenente Bezerra, mesmo, chefe das volantes em Alagoas, deixou um recado irritante e até certo ponto merecido: “Diga ao tenente que não tenho medo de boi velhaco quanto mais de bezerra”.

Acreditamos ter sido em 1926, quando descia do Ceará, Pernambuco, em direção a Alagoas, enganado com a patente de capitão, armado até os dentes que aconteceu o fato.

Deslocavam-se de Santana do Ipanema o sargento Tenório e o cabo Jacinto em direção a Mata Grande e Água Branca, extremos do oeste alagoano. Os dois militares levavam o soldo dos companheiros que atuavam por àquelas bandas. Ambos a cavalo, iam sempre encontrando fugitivos em sentido contrário, que avisavam dos avanços de Lampião rumo a Santana do Ipanema. O sargento era comedido, mas o cabo, arrogante, cheio de piadas e imprudência que só se encontram nos malucos. À boca da noite ambos pararam em uma casa e o cabo foi pedir guarida para o pernoite, enquanto o tenente foi ao mato. Parte da cabroeira de Lampião chegou a casa com os mesmo propósitos, avistando os dois cavalos amarrados. O cabo Jacinto foi preso e acabou-se a arrogância. Uma batida foi feita no escuro, mas o sargento escapulira de lá mesmo de onde estava. Lampião chegou em seguida e indagou “por que esse macaco ainda está vivo?”. Eliminado o cabo Jacinto, Lampião arrancou suas divisas e as colocou no bornal. Entre um a três dias depois, O bandoleiro invadia a vila de Olho d’Água das Flores e mandava as divisas para o governador do estado Costa Rego, com a sua nova tirada humorística: “Diga a ele que eu salto riacho quanto mais rego”.

Lampião não temia boi velhaco. Virgolino era acostumado a escalar arvoretas como imbuzeiro, goiabeira, pereiro ou angico que é um troço cheio de nós dificílimo de abraçar. Não conhecia o loureiro ou louro, árvore originária do Mediterrâneo, cujas folhas serviam de coroas para os vencedores gregos e romanos. E assim, um pouco mais de dez anos após dizer que não tinha medo de Bezerra, desse mesmo animal levou um coice para sempre na grota dos Angicos. E como mandara um recado para o, então, governador Costa Rego dizendo que saltava riacho quanto mais rego, muito bem o rego ele saltou. Mas na hora de subir a árvore não era mais o pé de imbu. À nova árvore do palácio, governador Osman Loureiro que ele não conhecia, não conseguiu subir. Salta riacho e rego, mas não sobe no Loureiro. Que coisa feia! LAMPIÃO PULA, MAS NÃO SOBE.

Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2012/01/lampiao-pula-mas-nao-sobe.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário