O TREM DE PIRANHAS
Clerisvaldo B. Chagas, 24 de janeiro de 2012
Uma das melhores notícias dos últimos tempos foi à volta do trem de Piranhas, cidade presépio de Alagoas. Foi a linha férrea muito importante para o desenvolvimento do Sertão do São Francisco, o médio e alto sertão do nosso estado. O trem possuía trecho entre Piranhas (Al) e Jatobá (Pe), levando pessoas e mercadorias para o interior, abastecendo a região de produtos industrializados. Os navios subiam o São Francisco e entregavam mercadorias da Bahia e de Pernambuco em Pão de Açúcar e Piranhas. Dali o trem, tropa de burros e frota de carros de boi, encarregavam-se de abastecer uma região que vivia do gado, da agricultura e da pesca fluvial. Deixou saudade, quando o trem fez a última viagem no dia 31 de março de 1964. A preferência do Brasil pelo sistema rodoviário de transporte levou ao abandono a estrada de ferro em muitos lugares do país. Com o plano de revitalização para cidades ribeirinhas do São Francisco, Piranhas, estagnada durante décadas, parece resgatar o seu antigo sucesso quando era movimentado entreposto comercial, permitindo acúmulo de riquezas para vários e o surgimento de casarões e coronéis que dominaram boa parte de águas e terras do baixo São Francisco.
A volta da máquina irá impulsionar uma nova realidade nesse renascer da urbe. Puxada pelo turismo planejado a mídia mostrou a face de Piranhas para o resto do país e parte do mundo. Não está claro ainda para os ecologistas se a máquina, tipo Maria Fumaça, isto é, movida a vapor (lenha e água) modelo alemã fabricada em 1929, vai usar a lenha da região, contribuindo com desmatamento já adiantado. E se após o trem também vier o teleférico, como se fala, temos razão de sobra para acreditar numa mudança (inclusive de mentalidade) em outros municípios próximos a Piranhas que poderão se beneficiar como o núcleo turístico da cidade que foi invadida pelo cangaceiro Gato e Corisco. A hidrelétrica de Xingó, o “canyon” do São Francisco, o museu de Piranhas, o artesanato de Entremontes, as histórias cangaceiras e o próprio cenário espetacular, vão atrair bastantes pessoas do mundo inteiro. Portanto a notícia de que a nova velha máquina irá desembarcar na cidade na próxima quinta-feira, é de fato uma notícia tão boa quanto o VLT Maceió – Satuba.
Pelo que entendemos a via férrea não terá de volta o antigo trecho de Piranhas a Jatobá. O seu limite será em torno de 12 km para o setor da hidrelétrica e parte do “canyon”. Ora, aos poucos a cidade de Piranhas vem arrebanhando os visitantes da própria região que antes procurava Pão de Açúcar. Com organização para um acolhimento a esse turista local, a cidade foi sendo divulgada e alcançou a mídia com um sucesso arrasador. Não vemos a hora de alisarmos as poltronas dessa tal Maria Fumaça e sair por aí fumarando pela beira do rio. E se passeio de canoa já é bom, imagine de Maria. Aplausos para a iniciativa. A atração agora será O TREM DE PIRANHAS.
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