segunda-feira, 8 de outubro de 2012

A FORÇA DE CRISTÓVÃO



A FORÇA DE CRISTÓVÃO
Clerisvaldo B. Chagas, 9 de outubro de 2012.
Crônica Nº 881

Igreja Matriz de S. Cristóvão.
Nada inspirador encontrado no mundo global, a pena se volta para a região com suas nuances políticas e festas de santos. Aliás, nada melhor de que uma festa bem animada de um padroeiro para sarar as feridas abertas da política que gargalha e atraiçoa. A Paróquia de São Cristóvão, com sede no Bairro Camoxinga (nome indígena), relativamente nova, costuma destacar-se no Sertão alagoano. O festejo tradicional ao santo dos motoristas acontece no mês de outubro, plena primavera, quando atrai multidões para sua abertura e encerramento, principalmente. Nessa ocasião a paróquia tem a oportunidade de trazer a Santana do Ipanema, vários sacerdotes mais novos e veteranos que ficaram famosos na região sertaneja. Assim, os padres convidados são distribuídos nas missas do novenário, cada um com sua noite de celebração. Cada noite, simbolicamente, pertence a alguns segmentos da sociedade, que procuram trazer suas apresentações, abrilhantando as ações bem coordenadas. Os condutores de veículos acorrem em massa, numa procissão movida pela fé no homem que prestava serviços atravessando pessoas sobre os ombros em um riacho.
O belíssimo início da festa de São Cristóvão está previsto para o próximo dia 11, com a tradicional cavalgada com vaqueiros e a comunidade conduzindo o estandarte do padroeiro. O encerramento deve acontecer no dia 21 com celebração solene eucarística e a presença do bispo diocesano, Dom Dulcênio Fontes de Matos. Neste dia, acontecerá a Solene Procissão com a imagem de São Cristóvão saindo da cidade vizinha de Dois Riachos (terra da jogadora Marta) até Santana do Ipanema. Várias ruas serão percorridas pelas centenas de veículos que deverão acompanhar a imagem através da BR-316. As noites estão distribuídas com seus patrocinadores e, ao terminar as solenidades, tem início a parte profana com seus parques, músicas, barracas e movimentos das pessoas que ocupam as ruas adjacentes. Das cidades e povoados circunvizinhos chegam os devotos atraídos pela repercussão da festa. Os padres convidados para este ano são José Neto França, Paulo César Pereira Pinto, Reginaldo Luiz Soares, Monsenhor Josevel Mendes, Monsenhor José Augusto Silva, Henaldo Chagas, Elison Silva, Adalto Alves Vieira, Antonio Marcos Tenório e Thiago Henrique.
       Os políticos ganhadores e perdedores terão oportunidade de constatar que quem tem prestígio mesmo é o gigante que transportou o Cristo às costas. O Brasil está convidado para registrar a FORÇA DE CRISTÓVÃO.

Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2012/10/a-forca-de-cristovao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário