segunda-feira, 29 de outubro de 2012

DONA LICA, A REZADEIRA



DONA LICA, A REZADEIRA
Clerisvaldo B. Chagas, 30 de outubro de 2012.
Crônica Nº 886

Sou daqueles que acreditam que Jesus deixou poderes para seus seguidores diretos. Mas, mesmo nos tempos presentes, muitos mistérios ainda surgem no mundo inteiro como partes divinais. Nascido e criado no Sertão de Alagoas, fui ouvindo, vendo e respeitando histórias e ações. O próprio Lampião mesmo rondou por várias vezes a casa de seu Rodrigues na Ribeira do Capiá. O velho não desejava vê-lo e fazia suas orações para tal. Certo dia, porém, Lampião mandou recado que queria conversar com ele e que não tivesse receio, que não lhe faria mal nenhum. Rodrigues acedeu até que o chefe de bando chegou a sua fazenda, acampando nas imediações da casa-grande. O velho Rodrigues foi lá e Lampião afastou-se com ele, dos cangaceiros e disse saber da sua vidência e orações consideradas fortes. Queria apenas duas ou três delas contra os “macacos”. O velho falou que não sabia escrever. Lampião pegou um lápis e uma caderneta e foi garatujando o papel. Por fim, o bandoleiro agradeceu e foi embora. O velho Rodrigues continuou com suas devoções para manter o bandido afastado da sua fazenda. O homem morreu com 104 anos, predizendo com antecedência a data correta e a hora da sua futura morte.
No pátio da nossa escola uma mangueira bonita e formosa, enfeitava-se ainda mais quando se aproximava a florada. Numa ocasião notei uma tristeza na planta. Percebi que ela estava doente e pensei que o problema fazia parte do solo encharcado da região.  Passados mais alguns dias, o problema se agravava, quando um estalo despertou a consciência. Aquilo era olho grande, olhado, como falam por aí. Procurei saber se alguém conhecia uma rezadeira. Indicaram dona Lica e sua morada. Fui lá imediatamente. Uma casa humilde no meio de outras com os mesmos aspectos, na entrada da cidade. Dona Lica marcou a hora e com pontualidade chegou para espiar a mangueira, quando foi logo dizendo: “olho grande. O senhor devia ter me procurado antes, mas vou rezar três vezes na planta. Em geral só rezo uma. Mas, devido à situação...” Rezada às três vezes, a planta deixou de morrer e voltou a ser como era antes.
Admiro e respeito os rezadores, as rezadeiras, benzedeiras com esses nomes ou com outros quaisquer. É o dom de Deus agindo nos humildes e respeitadores dos princípios de Jesus. Ah! Para mim não importa de quem duvida. Tenho ainda muitos exemplos nos bornais. Nem sei se ainda é viva, DONA LICA, A REZADEIRA.


Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2012/10/dona-lica-rezadeira.html

Um comentário:

  1. ola moço vc tem o contato dessa rezadeira qui vc fez o comentario se tiver miliga entre em contato comigo 8393295126

    ResponderExcluir