A ESTRADA DE LAMPIÃO
Clerisvaldo B. Chagas, 22 de outubro de 2012.
Crônica
Nº 890
Trecho Carié/Inajá. Foto: (Blog do Bernardino - Cada Minuto) |
Novamente, depois de mais de quarenta anos de luta e
promessas enganosas, eleições e desespero, volta à baila a estrada de Lampião.
Esse é um trecho da BR-316 que vai desde o maior entroncamento do Nordeste,
Carié, Alagoas, à cidade de Inajá, Pernambuco. Trata-se de uma imensa reta
cortando a caatinga no peneplano sertanejo, que interliga as cidades do Alto
Sertão alagoano: Canapi, Inhapi e Mata Grande e Água Branca, no primeiro plano.
O asfalto demora tanto a chegar que o sítio Carié virou povoado e algumas das
cidades ganharam asfalto estadual por trás. Inúmeras manifestações foram feitas
pelos moradores da região e, se não for mais uma peça, o asfalto está para
sair. Diz certo deputado, que a estrada será pavimentada pelo PAC. A notícia é
que o Ministério dos Transportes acaba de assegurar a pavimentação com o valor
estimado em quarenta milhões. A bancada de deputados federais de Alagoas
assegura o que foi acordado com o ministro, para o trecho que compreende 49
quilômetros de extensão. Além de facilitar o escoamento da produção, a estrada
garante geração de emprego e renda e deverá atrair investimentos para os dois estados.
Essa região da estrada BR-316, foi motivo de
muitas andanças de Lampião e Corisco, pelos municípios serranos de Água Branca
e Mata Grande. No raso da caatinga, o bandoleiro também atacava Inhapi,
Pariconha e Ouro Branco, além de ter fretado viagens em burros para a atual
cidade de Delmiro Gouveia. Vimos que apenas 49 km separava o Carié de Inajá, o
que facilitava a vivência de Virgolino entre um estado e outro. Inajá, em
Pernambuco, era conhecida como Espírito Santo e, foi perto dali que aconteceu o
grande combate entre Virgolino e José Lucena, considerado uma das quatro
maiores batalhas do cangaço. Quando houve a distribuição de volantes alagoanas
pelo sertão, com sede em Santana do Ipanema, a partir de 1936, o encarregado
dessa região passou a ser um homem de confiança do governo, sargento José Joaquim,
chefe de volante. Corisco preferia agir na zona de serra, por ser nativo de
Água Branca e a área ser de imensa fartura e esconderijos. Moreno, substituto
de Virgínio tinha predileção pela planura e agia muito entre o Canapi, Alagoas,
e Tacaratu, Pernambuco.
O asfalto pode estar chegando mesmo, depois de longa
anedota. Mas ainda se conta muitas histórias de cangaço nas caatingas do velho
entroncamento Carié. Para a maioria dos seus habitantes, um trecho que pede
socorro. Para outras pessoas, A ESTRADA DE LAMPIÃO.
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