quarta-feira, 17 de outubro de 2012

O CANAL DO SERTÃO



O CANAL DO SERTÃO
Clerisvaldo B. Chagas, 18 de outubro de 2012.
CRÔNICA Nº 888

Canal do Sertão. Foto: (Sertão24horas)
O Canal do Sertão, maior obra de infraestrutura de Alagoas e uma das maiores obras hídricas do Nordeste, vai caminhando, caminhando, caminhando... O projeto é que o canal que se inicia no município de Delmiro Gouveia, extremo oeste do estado, Alto Sertão, chegue ao Agreste, em Arapiraca. Sua extensão será de 250 quilômetros, quando serão beneficiadas mais de um milhão de pessoas ao longo de 42 municípios. A água será tratada, melhorando assim a qualidade de vida da população, desenvolvendo a economia regional, evitando o êxodo rural.
A tão comentada obra acha-se dividida em trechos. Dos 250 quilômetros, o governo já concluiu 45 e os trabalhos estão adiantados até o Km 64,7. Os recursos estão garantidos para o início da terceira etapa, até o Km 77,8, cujas obras já começaram. Os trechos quatro e cinco, até o Km 150, já estão licitados e contratados.  
A água que virá para os 65 km iniciais será usada para o consumo humano e animal. O canal se integrará ao Sistema Coletivo do Alto Sertão, abastecendo oito cidades: Água Branca, Delmiro Gouveia, Canapi, Inhapi, Mata Grande, Olho d’Água do Casado, Pariconha e Piranhas mais 94 núcleos urbanos.
Com a chegada de recursos do Ministério da Integração, a ordem foi dada para a eletrificação que colocará água no canal, nos primeiros dois trechos concluídos, isto é, nos 65 quilômetros. Nesse caso serão beneficiados imediatamente: Delmiro Gouveia, Pariconha e Água Branca.
Durante muito tempo, o Canal do Sertão foi motivo de campanhas políticas ao governo do estado.  Entra governo e sai governo e o canal caminha a passos de jabuti. Entretanto, o importante é que as obras continuam, inclusive com recursos garantidos. Nesse aspecto não se pode negar o interesse do atual governador pela obra, considerada a redenção sertaneja. Mas a metade do canal ainda está longe e ele não será concluído na atual gestão. Com água nos primeiros 65 quilômetros, os investimentos poderão começar a aparecer para uma terra por tanto tempo esquecida. Devagar ou apressado, todos querem O CANAL DO SERTÃO.


Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2012/10/o-canal-do-sertao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário