domingo, 28 de abril de 2013

TERRENO PARA A UFAL



TERRENO PARA A UFAL
Clerisvaldo B. Chagas, 29 de abril de 2013.
Crônica Nº 1008
Para João Nepomuceno, Fábio Campos e Mendes (RN)

HOSPITAL, PERTO DA SERRA AGUDA, EM SANTANA.
Lembro-me que há muito tempo fui visitar a fazenda Pedra d’Água dos Aquinos, a convite do meu amigo e ex-colega de Ginásio Santana, veterinário José Ialdo Aquino. Retirei várias fotos para slides, inclusive, da igrejinha construída onde o cangaceiro Português assassinara, covardemente, o proprietário das terras. Ali também colhi material sobre a Revolução Paulista, através de um carreiro que participara do embate. Tudo serviu para ilustrar as minhas aulas de História em diversos colégios de Santana do Ipanema. Na volta do agradabilíssimo passeio, meu amigo resolveu – nas imediações do sítio Olho d’Água do Amaro – cortar caminho para Santana, evitando cerca de doze quilômetros a mais. Eu não conhecia o trecho do atalho. Passamos pelo riacho João Gomes, bem perto das suas nascentes e logo estávamos nas faldas da serra Aguda nas cercanias da cidade. As luzes de Santana já estavam acesas e eu fiquei quase sem fala, deslumbrado com aquele novo mirante tão alto e que mostrava Santana do Ipanema por um ângulo completamente diferente de todos os mirantes que eu conhecia.
Agora, nova alegria chega até nós ao sabermos que o amigo João Nepomuceno e família resolveram doar terras no sopé da serra Aguda para que a UFAL pudesse construir ali o seu Campus. Em outra face da serra, um pouco mais distante, foi instalado o enorme Hospital Clodolfo Rodrigues de Melo, permitindo a expansão da cidade para o oeste do Bairro Floresta, no alto. Na parte baixa do bairro, no final da rua principal, encontra-se a fazenda Coqueiro de propriedade dos Nepomuceno. Ali a estrada se bifurca. Quem vai para a esquerda passa pelas Tocaias, parte mais plana e vai sair no riacho João Gomes. Quem vai para a direita, com destino à cidade de Senador Rui Palmeira, passa pelas faldas da serra Aguda (terreno mais acidentado) e vai sair, mais em cima, no mesmo riacho. Perto das Tocaias, a reserva natural e particular de caatinga do professor Alberto Nepomuceno Agra. Na serra Aguda, o panorama cinematográfico que existe. A construção ali do Campus da Universidade Federal de Alagoas, seria um verdadeiro achado, tanto para Santana (expansão sudoeste) quanto para cidades como Senador Rui Palmeira e Carneiros com seus estudantes. Ninguém diga que é longe. Longe é o céu e ninguém quer ir para o inferno que fica logo ali, na próxima esquina. Outras vantagens nem cabem nessa crônica. Parabéns aos Nepomuceno, pela bênção que oferecem ao desenvolvimento santanense para a Educação. UM TERRENO PARA A UFAL.


Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2013/04/terreno-para-ufal.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário