sexta-feira, 19 de abril de 2013

O CADÁVER DA POESIA



O CADÁVER DA POESIA
Clerisvaldo B. Chagas, 19 de abril de 2013.
Crônica Nº 1003.

Quem acompanha o mundo do repente nordestino, conhece bem as gírias dos cantadores violeiros. Uma das palavras utilizadas é “balaio” que significa versos cantados como improviso, porém, elaborados antecipadamente pelo autor. Cantar balaio ou versos decorados numa cantoria de improviso é falta de respeito ao parceiro e aos ouvintes. É comum se ouvir um repentista violeiro queixar-se: “Não gosto de cantar com Fulano porque ele só canta balaio”. Pois bem, Zé Coxo e Pedro Pavão, dois repentistas sertanejos, encontraram-se numa casa de fazenda para uma porfia (duelo, desafio) noite adentro. Zé Coxo logo percebeu que Pedro Pavão cantava balaio e era muito aplaudido. Ao terminar a primeira “baionada” (parte) para um rápido descanso vocal, Zé Coxo ausentou-se da sala, arranjou um baio de cipó de servir ração a animais, retirou o prato de arrecadar dinheiro, do centro, e em seu lugar pôs o balaio.  Aguardou a volta do parceiro que fora tomar uma pinga. Pedro Pavão, ao retornar, tomou um susto, mas logo entendeu a reclamação exageradamente ilustrada do parceiro. Zé Coxo aguardava a reação. Pedro fechou a cara, ausentou-se novamente e retornou com um galho de palma e facão-de-arrasto “pinicando” o vegetal no balaio deixado pelo companheiro. A plateia nada compreendia sobre o que estava acontecendo.
Pedro PAVÃO entendeu que o parceiro o estava chamando de corno, pois ração de palma é para os bois e, boi tem ponta. Antes de qualquer reação do dono da casa, Zé Coxo levantou-se com uma peixeira na mão e partiu para arrancar as tripas de Pedro Pavão. O povo acudiu, tomou as armas de ambos e deixou o restante para murros, tapas e pontapés. Pedro levou um soco no pau da venta e retribuiu com um coice de burro aplicado na região. Quando os dois estavam bastante cansados, o dono da casa mandou amarrá-los e quebrou as violas nas respectivas cabeças. Ainda sem entender a causa da briga, os leigos em cantoria aprovavam a nova diversão do proprietário fazendeiro: quebrar instrumentos musicais em cabeça de gente. Mais tarde, expulsos do terreno, os cantadores deixaram a vergonha presa na fazenda. Ficou no chão O CADÁVER DA POESIA.
·         Ficção.

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