domingo, 12 de maio de 2019

MELADO, MEL E MELIPONA


MELADO, MEL E MELIPONA
Clerisvaldo B. Chagas, 13 de maio de 2019
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2.109

ADENILSON. (FOTO: B. CHAGAS)
Mel, precisamos de muito mel para adoçar a boca das mães no seu dia, mas também a boca de todos nós. Diante de tanta amargura em que o Brasil está passando, melhor adocicar a conversa. E assim fomos bater à porta do senhor Adenilson Soares Santos, jovem das letras agrícolas e apicultor em Santana do Ipanema, Alagoas. Atual presidente da Associação dos Apicultores, diz Adenilson que a organização gira em torno dos vinte anos de atividade. Mesmo assim os associados ainda não conseguiram uma sede própria e o número de membros na ativa, caiu devido ao período de estiagem prolongada; e que agora a luta do grupo é o aperfeiçoamento e sede própria sem aguardar incentivo do governo.
Indagamos sobre a qualidade do mel. “O nosso mel sertanejo nordestino, selvagem, em minha opinião é o melhor de todos; mas também temos o mel produzido a partir da algarobeira que também é excelente produto. Trabalhamos com a abelha africanizada (e que tem ferrão), mas também temos espécies nativas como a uruçu (Melipona scutellaris), moça-branca (Frieseomelitta doederleini) e mandaçaia (Melipona quadrifasciata)”, afirmou Adenilson. Disse ainda o jovem apicultor que os sítios que mais produzem mel no município de Santana do Ipanema, são: Poço da Areia, Cabaceiro e Barra do Tigre. Poço da Areia fica à margem do Ipanema; Cabaceiro localiza-se nas planuras e, Barra do Tigre, nas faldas da região serrana.
Falou ainda o líder dos produtores: “Estamos aperfeiçoando o sistema conhecido como Migração. Quando acontece seca prolongada levamos nossas abelhas do Sertão para a zona da Mata. Ao melhorar o tempo às trazemos de volta. O mel se altera devido às floradas diferentes da área canavieira. Mas os nossos colegas da zona da Mata, também trazem suas abelhas para o semiárido, uma espécie de intercâmbio”, finalizou o jovem apicultor, educado e cheio de paixão pela atividade com os insetos rajados.
É bom lembrar que as abelhas são excelentes polinizadoras no Brasil e no mundo, sua extinção talvez fosse o fim da agricultura. A propósito, a safra estar chegando. O mel em garrafas de 500 ml, envasado na própria casa do apicultor, será vendido a 12,00... Ah! Beber mel, se lambuzar no mel e louvar a rainha da colmeia no dia das mães.

  







Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2019/05/melado-mel-e-melipona_83.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário