quinta-feira, 2 de maio de 2019

O QUE É ISSO?


O QUE É ISSO?
Clerisvaldo B. Chagas, 2 de abril de 2019
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2.103
(FONTE: AQUINA COZINHA)
                                       
Visitando uma comunidade serrana, fui recebido pelo líder, cuja residência me fez lembrar um palácio de personagens bíblicos. Notei muitas goiabeiras nos arredores e o líder confirmou que era o que mais havia por ali. Indaguei, então, porque não criar uma cooperativa incentivando o plantio da goiaba com uma fabriqueta de doce. Geração de emprego e renda para os moradores da serra e seus arredores. Goiaba no sertão dá até nos monturos e quintais. Várias mulheres trabalhariam na fábrica e homens também nas diversas atividades que exigem mão de obra. O líder comunitário desconversou, saí frustrado com a liderança sem frutos. Entretanto, essa comunidade é conhecida pelo vício da embriaguez, brigas e arruaças.
Visitando outras comunidades estive em um vale onde a água escorre dia e noite pela estrada, inverno e verão. Essa água é proveniente de fontes do alto de uma das serras. Nos arredores bebi água mineral dali mesmo e ouvi relato da maravilhosa qualidade do líquido. Cheguei a visitar sem profundidade os rochedos que cercam os olhos d’água. Perguntei, então, aos moradores se alguém já havia pensado em criar um “cintirão verde” naquele vale para abastecer, permanentemente, Santana do Ipanema de verdura. A resposta também foi evasiva, semelhante ao do líder comunitário do outro sítio.
Por fim, discorrendo sobre o potencial de determino povoado em relação ao caju, imaginei também uma fábrica de doce do produto que seria uma potência para o estado todo. Quantos empregos diretos e indiretos não seriam criados no povoado? Ora, presente estava um amigo, engenheiro agrônomo, que me disse mais ou menos por aqui assim: “Eu me ofereci para fazer funcionar essa ideia. Marquei uma palestra no lugar e não apareceu um só pé de pessoa”.
Então, a frustração de quem enxerga longe diante de quem nada vê, é muita doída. E quanto à reação indolente dos lugares apontados, ainda hoje estou tentando entender, mas como não sou especialista no assunto fico apenas matutando, pois, pensando mesmo é desgastante.
Ontem passou a procissão da Festa do Bairro São José, homem que nunca se escorou com trabalho...



                                                                                                   
                                                                                                  

Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2019/05/o-que-e-isso.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário