quarta-feira, 29 de maio de 2019

FREI DAMIÃO E O MEU NORDESTE.


FREI DAMIÃO E O MEU NORDESTE
Clerisvaldo B. Chagas, 30 de maio de 2019
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2.118


FREI DAMIÃO. (FOTO: DIVULGAÇÃO).
Frei Damião de Bozzano gostava de pregar no Sertão das Alagoas. Fazia sermões, confessava, celebrava, estava sempre à frente dos desfiles. Conseguia arrebanhar multidões de devotos jamais vistos em outros tipos de eventos. Quando estava atendendo filas infindáveis, recebia ofertas em dinheiro vivo – que jamais contava – colocando-as de imediato no seu bolso fundo. Em uma dessas ocasiões, o frei acabara de receber mão cheia de cédulas. Antes de colocá-las no bolso, o próximo fiel pediu uma ajuda financeira. Damião transferiu a quantia recebida, imediatamente, para as mãos do pedinte. Este também nem chegou a contar e disse: “é muito pouco, meu padrinho”. Conforme a ocasião, o freio sabia dar esporros, mas dessa vez apenas meteu a mão nas mãos do avarento, arrebatou o que dera, guardando tudo no sua batina.  Voltou-se para o imediato da fila.
Outra ocasião, em São José da Tapera, uma senhora confessou-lhe que o marido era muito bruto. Estava com medo de ser agredida fisicamente e precisava de socorro. Frei Damião aconselhou-a a deixar o marido e viver com os filhos em outro lugar. A senhora respondeu que assim não poderia fazer. Perdendo a paciência, o frei a empurrou dizendo: “Então, morra peste”. Esse caso foi a nós relatado pela própria senhora do acontecido.
Uma das vezes em que Frei Damião de Bozzano chegou a Santana do Ipanema, foi na década de 60. Aonde chegava fazia chover. Não foi diferente em Santana que vivia prolongada estiagem. Uma procissão de automóveis e caminhões foi recebê-lo nas imediações de Olho d’Água das Flores. Quando a grande comitiva adentrou ao município de Santana teve início chuva prolongada seguida por uma cheia no rio Ipanema. Perdi carona nos veículos e atravessei o Ipanema no início da cheia, como menino, chorando de medo. À noite houve sermão na Matriz. No Cachimbo Eterno e Rua Prof. Enéas (Rua de Zé Quirino), forró topado. Os bailes acabaram com invasões de potós e muita gente queimada pelos bichos. Diziam que havia sido castigo pela falta de respeito ao Santo do Nordeste.
Foi um desadoro no Sertão.


Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2019/05/frei-damiao-e-o-meu-nordeste.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário