segunda-feira, 1 de julho de 2019

COLHER DE PAU


COLHER DE PAU
Clerisvaldo B. Chagas, 2 de julho de 2019
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2.137
COLHER DE PAU. (FOTO: JULIANA DIAS/DIVULGAÇÃO).
Interessante são objetos típicos caseiros e nomes que resistem ao tempo. Pilão de torrar café, pilão de tempero... Colher de pau. Quando pensamos que esses objetos foram extintos, sempre nos deparamos com eles por aí. Quando falta na sua casa, eles estão na residência do amigo, na chácara, na fazenda, às vezes em lugares mais sofisticados do que o que se pensa. Também virou moda essas expressões em nome de casas comerciais e até mesmo em bandas de forró. No caso colher de pau, é um instrumento de madeira usado para mexer panelas, sem esquentar. Doceiras gostam muito de trabalhar com ela. A princípio utilizada pelos indígenas, perpetuou-se no manejo dos artesãos sertanejos, os mesmos que também faziam peças de madeira para promessas.
Certa feita, visitando Palmeira dos Índios, no Agreste alagoano, fomos levados pelo anfitrião a um restaurante, que ficava perto da linha do trem e do Aeroclube. Chamava-se Carro de boi. Disse-me o guia que o lugar era o novo xodó da cidade. De fato, espaçoso e limpo, além do título regional, correspondia. Havia um pequeno palco de madeira, pedestal de microfone e um violão na parede para qualquer cliente utilizá-lo e soltar a voz. Em outra cidade encontramos o Colher de Pau, já nem lembramos onde. Pessoas que gostam do regionalismo, geralmente capricham na decoração, mas conservam o lugar simples e chamativo.
O trabalho habilidoso do artesão evoluiu para fabriqueta, acrescentando alguns tipos de máquinas simples. Antes achávamos a colher de pau apenas nas feiras. Hoje vamos encontrá-la nos mercadões e estabelecimentos semelhantes. Até os antigos banquinhos ou tamboretes de madeira, são encontrados. Aqueles banquinhos para ordenha que atualmente estão sendo recomendados à dona de casa, para mexer sentada na parte inferior da geladeira. Isso ajuda a evitar problema na coluna. Não existe outro tipo de material que substitua a colher de pau, discriminada pela indústria. Assim, outro produto sertanejo é a vara de ferrão usada pelos carreiros e que serve também para vasculhar a casa. Essa você encontra nas feiras livres, tanto do agreste quanto do sertão.
Faltou apenas o cara de pau. Bem, esse você identifica facilmente na política brasileira.





Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2019/07/colher-de-pau.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário