segunda-feira, 15 de julho de 2019

UMA RESSACA HOMÉRICA


UMA RESSACA HOMÉRICA
Clerisvaldo B. Chagas, 16 de julho de 2019
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2.145

TRISTEZA DAS RUAS. (FOTO: B. CHAGAS).
O amigo já ouviu falar no lagarto tiú, também conhecido por teiú e tejo? Bicho brabo de língua comprida e rabo de chicote enfrenta e derrota as cobras que encontra pela frente. Sua carne é apreciada pelo povo sertanejo e sua pele valiosa vendida na clandestinidade. Os que apreciam uma cachacinha compram o bicho por qualquer preço, driblando o serviço de proteção ambiental. Pois bem, o réptil que quase sempre leva vantagem com as serpentes, abriga-se das chuvas e do frio, aguardando o Sol. Quando o tempo abre, o teiú procura a pedra ou o lajeiro mais próximo, se estende e parece dormir captando sua vitamina D. O caçador, clandestino e esperto, conhece bem os hábitos da caça procurada pelo rastro.
Pois assim, imitando o pintado lagarto da caatinga, estava grande parte dos participantes da Festa da Juventude. A segunda-feira, sem aulas em quase todas as escolas de Santana do Ipanema; o Sol que voltou a mostrar a cara no Sertão trouxeram para cima dos lajeiros (digo, às ruas) os brincantes das chuvaradas, do frio e da “cana” exagerada da festa. Uma ressaca homérica em que até bêbados foram arrastados ao banho de sol. Fora alguns pingos de chuva sem compromisso, o azul do firmamento afastou o branco giz que imperava por aqui. Nas primeiras horas do dia e no final da tarde, ruas inteiras mostravam-se nuas, sem um pé de pessoa numa tristeza e solidão se fim. Até os bandos de espanta-boiadas recolheram-se com os humanos.
Mas o importante mesmo é a água que está caindo dos céus, transtornos nas capitais e alegria nos sertões. É da terra molhada no meio do ano que brota o pasto, que engorda o rebanho, que mata a fome do sertanejo. Os roçados enchem-se de feijão-de- arranca, milho, feijão-de-corda, macaxeira, mandioca e melancia. Escorrem os rios, murmuram os riachos, alegram-se os pássaros e a viola do repentista ecoa pelos grotões, baixadas e serranias do planeta Nordeste.
Quanta beleza no meu Sertão, meu Sertãozinho!
Jesus está no comando.

Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2019/07/uma-ressaca-homerica.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário