quarta-feira, 17 de julho de 2019

COCÕES ACOCHADOS


COCÕES ACOCHADOS
Clerisvaldo B. Chagas, 17/18 de julho de 2019
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2.146
GOB/DIVULGAÇÃO.

O carro de boi desempenhou papel muito importante na colonização do Brasil. Veio alargando trilhas indígenas e caminhos de burros, jumentos e cavalos, levando e trazendo mercadorias, abastecendo e gerando riquezas. Foi o percursor do caminhão que, encontrando as estradas enlarquecidas, agilizou as trocas de mercadorias litoral/sertão. Muitas vezes andava em frota com até mais de vinte carros, percorrendo longas distâncias com denodo, paciência e bravura pelo progresso brasileiro. O nosso país deve  muito aos carros de pau, bois e carreiros. E mesmo com um mundo cheios de tecnologias, o carro de boi continua resistindo em todo o território nacional, amado, apreciado e respeitado. Possuir um veículo deste é motivo de prazer e orgulho.
Certa feita meu pai mandou fazer um carro – não sei em que lugar – muito caprichado e de tamanho maior, pois existem dois tamanhos. Confiou o veículo e os bois ao chamado Cícero Carreiro que morava nas proximidades do Poço dos Homens (rio Ipanema). O senhor Cícero era um homem simpático, agradável e caprichoso no trato com os animais. Meu pai ficava muito contente com os elogios ao carro, feito com muito esmero por famoso artesão sertanejo. Já descrevi todas as peças de um carro de boi e o tipo de madeira de cada uma. Inclusive também no romance inédito, “Fazenda Lajeado”. Mas para quem gosta da zona rural, continua apreciando esses veículos antigos. As últimas vezes em que visitei uma fábrica de carro de boi foram em Inhapi, alto sertão de Alagoas e em Olho d’Água das Flores.
Nesta quarta-feira, portanto, teve início a famosa festa de Senhora Santana, em Santana do Ipanema. Na ocasião da abertura da festa com a procissão, centenas e centenas de carros de boi abrilhantam o cortejo numa beleza inusitada. Inclusive até mesmo o dia foi estiado para que todos pudessem participar do ato com maior conforto. Nada mais justo para a “Capital do Sertão” que também já foi chamada de “Terra dos carros de boi”.
No sertão alagoano ainda existe o encontro dos carreiros na cidade de Inhapi.
Valorizar o que é nosso.
Orgulho nordestino.

Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2019/07/cocoes-acochados.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário