domingo, 14 de julho de 2019

HAJA FESTA!


HAJA FESTA!
Clerisvaldo B. Chagas, 15 de julho de 2019
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2.144
PADRE JACIEL (ESQUERDA) e B. CHAGAS. ARQUIVO.

Quem gosta de beber, venha para Santana do Ipanema, Sertão de Alagoas, para morrer de cachaça diante de tantas brincadeiras. A cidade está barriguda com a chamada Festa da Juventude. Os santanenses retornam ao município estejam onde estiverem e chega mais e mais gente dos quatro cantos do estado. Pousadas e hotéis estão daquele jeito e, nas residências, não têm uma que não tenha no mínimo um hóspede com a vibração sertaneja. Mas o tempo, amigos e amigas, continua com as suas características chuvosa e friorenta que não abre mão. Em nossa rua mesmo, as pessoas passavam de casacos ou encolhidas como galináceos em chuvarada. Passa uma sertaneja e diz: “Eita frio do cancro!”. Não sabemos se cancro tem frio, mas a sertaneja disse, estar dito.
Músicas de todos os lados tomam contam do Centro e dos bairros, quando nem sempre o bom gosto predomina. Muitas concentrações no novo espaço urbanizado, Cônego Bulhões, onde são apresentados divertimentos a valer. 20 mil pessoas estavam presentes ali na primeira noite da festa. A polícia encontra-se alerta aos excessos para que os festejos não sejam obrigados a registrar o que ninguém deseja. Conhecemos pessoas que vieram à Festa da Juventude vender bebidas recém-inventadas, da terra arapiraquense. Sucesso! Tudo foi vendido rapidamente no Campo de Aviação – local a três quilômetros do Centro – onde acontecem algumas importantes competições. Quem não ama o barulho e o grande movimento vibratório da juventude, encolheu-se em casa, também contra a frieza e a chuva benfazeja.
Nesta segunda-feira, comadre, tem início outra festa que emenda com a de ontem. Trata-se do início dos louvores à Padroeira Senhora Santana, apresentando a procissão dos carreiros e seus veículos maravilhosos. Um pulo espetacular entre o profano e o religioso. Nem nos pergunte se ainda há tempo, são nove dias de orações, fervor e esperanças na Rainha do Sertão. O padre JACIEL conduz todos os passos que guiam os devotos do semiárido à avó de Jesus. E se falta somente você, o que está enganchando à sua vinda?
Mês de julho, mês da padroeira, pedidos e pagamentos de promessas alcançadas.
Vem? Seja bem-vindo (a).


                                                                                         :

Link para essa postagem
http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2019/07/haja-festa.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário